Nova Avenida Jorge Amado promete fim dos engarrafamentos
Com duplicação e nova sinalização, trânsito entre Imbuí e Boca do Rio ganha fluidez e segurança

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (18) a nova Avenida Jorge Amado, totalmente requalificada e com um trecho duplicado que promete transformar a mobilidade entre os bairros do Imbuí e Boca do Rio. A intervenção recebeu um investimento total de R$9,5 milhões e contemplou 1,6 km de obras, incluindo duplicação, nova pavimentação, drenagem, iluminação e sinalização viária moderna.
O ponto alto da requalificação foi a duplicação do trecho entre as ruas das Araras e Santo Antônio, que agora conta com duas faixas de tráfego em cada sentido, canteiros com paisagismo e baias para ônibus. A obra incluiu ainda a implantação de um novo sistema de drenagem e a instalação de quase 70 luminárias de LED, além de cinco postes de fibra com seis metros de altura.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Bruno Reis destacou a importância da obra:
“Essa intervenção é fundamental para o trânsito e qualidade de vida da região. A duplicação do trecho e a nova sinalização vão melhorar, e muito, a fluidez e a segurança no deslocamento entre bairros importantes da cidade.”
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Carlos de Souza, o projeto foi desenvolvido com base em escuta popular e atende às necessidades reais dos moradores e motoristas.
“Mais do que uma via nova, essa entrega valoriza toda a região, que agora conta com uma conexão eficiente entre a Avenida Paralela e a orla”, explicou.
A avenida Jorge Amado é um importante corredor comercial e residencial, com grande fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico. Antes das obras, era comum a formação de congestionamentos e a desorganização no trânsito. Com as melhorias, a fluidez aumentou significativamente.
Comentários: