No início de 2026, Camaçari registra queda no índice de homicídios
Dados consolidados pelo 12º Batalhão da Polícia Militar

Os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) seguem em trajetória de queda em Camaçari. Dados consolidados pelo 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), referentes ao mês de janeiro de 2026, apontam uma redução de 62,5% nos homicídios, quando comparado a janeiro do ano passado, resultado que reforça a efetividade das ações integradas de segurança pública desenvolvidas no município.
De acordo com a gestão municipal, o cenário atual não representa um dado isolado, mas a continuidade de uma fotografia observada ao longo dos últimos meses. Em setembro de 2025, já havia sido registrada uma diminuição de 60% nos homicídios na sede. No mês seguinte, outubro, a redução alcançou o índice de 71% quando comparada ao mesmo período de 2024.
A tendência de queda se manteve em novembro de 2025, quando os registros de CVLIs apresentaram uma redução de 89,47% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O dado reforça o impacto positivo do trabalho preventivo, do policiamento ostensivo e das ações de inteligência voltadas para o enfrentamento à criminalidade no município.
Para o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, tenente-coronel Roberto Castro, os números refletem um esforço contínuo e articulado, que alia presença policial, ações de inteligência e aproximação com a comunidade e o poder público municipal.
“Essa redução de 62,5% nos números dos homicídios no mês de janeiro deste ano mostra uma crescente, fruto do trabalho integrado com a gestão municipal e com a nossa tropa, promovendo troca de conhecimentos. A gente mapeia os locais onde os problemas estão acontecendo, ouvindo a comunidade, fazendo estatísticas, analisando locais e horários, para assim atuar da melhor maneira possível. Temos ainda a nossa parceria através do convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública, que vem nos ajudando bastante com a questão da logística”, analisa.



Comentários: