Nelson Rufino é homenageado como Embaixador Sustentável do Carnaval 2026

Homenagem da Secis destaca contribuição do artista para a cultura baiana e reforça mensagem de responsabilidade ambiental na festa.

Carnaval
Nelson Rufino é homenageado como Embaixador Sustentável do Carnaval 2026
Joka Gueiros/Secom PMS

O cantor e compositor Nelson Rufino foi homenageado como Embaixador do Carnaval Sustentável de Salvador 2026 durante a abertura oficial da folia. A honraria foi concedida pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em reconhecimento à trajetória artística do sambista e à contribuição para o gênero, que é o grande homenageado da festa neste ano.

A entrega da placa ocorreu em clima de celebração, reforçando a ligação entre cultura e responsabilidade socioambiental no Carnaval da capital baiana.

“Eu só tenho a agradecer por estar vivendo toda essa emoção e todo esse momento em vida. Eu sou da terra do axé, o axé nasceu aqui e o samba é um complemento para a minha felicidade como sambista, que vem lá dos velhos tempos de batucada com Apache e escola de samba. Hoje, eu vejo uma garotada segurando a viola com muita dignidade, então eu estou muito feliz com o que está acontecendo com o samba da Bahia”, afirmou.

O artista também destacou as raízes do gênero. “Tem uma música minha que diz no final: ‘viva o samba brasileiro, oriundo dos terreiros, de Mãe Preta, de além-mar, das cantorias de louvor aos orixás’. Então o samba é uma redundância de todas essas coisas. E tudo começou com o Recôncavo, que eu costumo dizer que é a grande semente que permanece até hoje de samba da Bahia e do Brasil. É a grande semente o Samba de Roda e eu agradeço muito pela homenagem.”

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, ressaltou a importância do reconhecimento. “Isso reafirma o compromisso da cidade com um Carnaval que respeita suas raízes e projeta o futuro. Ele representa a essência do samba da Bahia, uma tradição que atravessa gerações e constrói a identidade cultural de Salvador. Ao unir essa trajetória à pauta da sustentabilidade, mostramos que é possível celebrar a nossa maior festa com responsabilidade, cuidado com a cidade e respeito às pessoas que fazem o Carnaval acontecer”, afirmou.

Para o secretário da Secis, Ivan Euler, a escolha do artista dialoga com o tema da festa e o papel transformador da cultura. “Neste ano em que o Carnaval de Salvador homenageia o samba, nada mais simbólico do que reconhecer Nelson Rufino, um dos grandes representantes desse gênero na nossa cidade, como Embaixador Sustentável. Ele carrega a força da nossa tradição e, a partir de agora, também fortalece a mensagem de que é possível fazer uma festa grandiosa com responsabilidade ambiental”, destacou.

O gestor acrescentou que a campanha busca engajar artistas e lideranças culturais na mobilização dos foliões. “Os embaixadores têm um papel fundamental de inspirar atitudes conscientes. Queremos que cada folião entenda que pequenas ações, como o descarte correto de resíduos e o respeito aos espaços públicos, fazem toda a diferença para construirmos um Carnaval cada vez mais sustentável”, disse.

O sambista Fernando Rufino, filho do artista e organizador do Bloco Amor e Paixão, também comentou a homenagem. “Toda homenagem em vida é muito satisfatória e excelente. E esse título integra uma série de condecorações que ele vem recebendo: o Palco Nelson Rufino na Orla de Pituaçu, a estátua e título de padrinho. Ficamos felizes com isso. É uma história de uma obra tão bonita e tão rica, consolidada na Bahia, no Brasil e no mundo. Feliz também porque este ano a Prefeitura trouxe o samba como tema do Carnaval. Daqui a pouco colocamos o nosso bloco, que é o Amor e Paixão. E vamos que vamos.”

Além do cantor, a baiana de acarajé Maria Emília Bittencourt também será homenageada ao longo da festa como Embaixadora do Carnaval Sustentável 2026, reforçando a valorização das tradições culturais e gastronômicas da cidade.

A campanha Carnaval Sustentável completa 13 anos e já reconheceu nomes como Luiz Caldas, Monique Evelle, Carlinhos Brown, Gilberto Gil, Durval Lelys e Claudia Leitte, entre outros.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.