Nadadora baiana alcança o topo do ranking mundial de águas abertas na categoria junior
Lizian Simões, atleta baiana de natação e de maratona aquática, conquistou o top um do mundo pela categoria junior na segunda etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas realizada no último sábado de outubro, 26, e domingo, 27, em Hong Kong, na China. A nadadora segue uma tradição de grandes resultados do estado na variação de longas distâncias nas águas abertas.
Como parte dos contemplados pelo programa de incentivo ao esporte amador da Bahia, o FazAtleta, do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a atleta conquistou não só o lugar mais alto do pódio como o reconhecimento das pessoas. Um destes exemplos é o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque, que demonstra satisfação e muita emoção com o resultado inédito para a categoria dentre os baianos e os brasileiros.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da atleta até aqui. Lizian, que é membro do Yacht Clube da Bahia, já medalhou no Campeonato Brasileiro de Piscina, está na Seleção Brasileira de Águas Abertas e é uma atleta que está no Faz Atleta, atualmente. Todas essas conquistas são fruto da sua dedicação e treinamento. Estamos muito otimistas com a sua evolução e ela tem todo o potencial para firmar seu nome no cenário internacional”, pontua.
Lizian também possui outros grandes títulos em seu currículo, como o primeiro lugar de sua classe nas provas de 5km e 10km no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, realizado em São Bernardo do Campo, São Paulo, em setembro deste ano; e da prova de 7,5km no Campeonato Sul-Americano de Desporto Aquático em 2023, na Argentina.
Ela é uma das muitas nadadoras baianas que têm como inspiração a atleta de reconhecimento mundial e multimedalhista, Ana Marcela Cunha, maratonista aquática que conquistou o primeiro lugar do mundo pela categoria absoluto nesta mesma competição e, anteriormente, foi campeã nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, além de possuir 14 medalhas em mundiais, sendo sete de ouro. O presidente também demonstrou estar orgulhoso da nadadora e de toda a inspiração que traz para os atletas do estado e do Brasil.
“Ana Marcela Cunha é a nossa campeã olímpica de Tóquio. Ela, que mais uma vez está liderando a Copa do Mundo, tendo vencido outras sete vezes, é uma inspiração para as nossas atletas. Uma referência mundial para todos os nossos atletas. Então, estamos duplamente orgulhosos, esperamos que essa movimentação possa servir de exemplo para mais pessoas e que possamos ter mais baianos brilhando pelo mundo afora.
Ascom Sudesb
Gabriel Barbosa, estagiário
04.11.2024
Fotos: Reprodução/Arquivo Pessoal.
Comentários: