Na posse da nova diretoria do Sinduscon, Trindade afirma que governo tem sido indutor da construção civil

“A construção civil é um dos pilares do desenvolvimento da Bahia, porque gera emprego, renda e transforma realidades em todo o estado. Fortalecer esse setor, com diálogo institucional e planejamento, é essencial para o futuro que estamos construindo”, afirmou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, na solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), na noite desta terça-feira (16), em Salvador.
Durante o evento, tomou posse como presidente do Sinduscon para o biênio 2025–2027 o engenheiro civil Eduardo Bastos, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sócio da Ghia Engenharia e atual presidente da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana (ABRASI). A vice-presidência passa a ser ocupada pelo engenheiro civil Geraldo Menezes, da IBPC Construções e Montagem. Também foram empossados os novos Conselhos Diretor e Fiscal, além dos Delegados Regionais e Representantes junto à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Trindade ressaltou a importância estratégica do Sinduscon para a economia baiana e destacou a atuação do Governo do Estado como indutor do crescimento do setor. “Quando o Estado planeja e executa obras públicas de forma estruturada, ele gera previsibilidade, escala e segurança para a indústria da construção. Isso permite que as empresas ampliem sua capacidade produtiva e gerem mais emprego e renda para os baianos e baianas”, pontuou.
O presidente da Conder também destacou que a Bahia vive o maior ciclo de investimentos públicos de sua história, com liderança nacional em volume de investimentos. Na gestão do governador Jerônimo Rodrigues, apenas a Conder concluiu cerca de 1.100 obras em aproximadamente 350 municípios, Atualmente, há centenas de obras em andamento, a iniciar ou em fase de licitação, gerando cerca de 10.700 empregos diretos, por meio da Conder e das empresas contratadas.
Ao saudar a nova diretoria, Trindade também reconheceu o legado das gestões anteriores, conduzidas por Alexandre Landim e Ângelo Simões, responsáveis por iniciativas estruturantes para o setor, como a criação do Clube de Benefícios do Sinduscon, da Sexta da Construção, do HUB da Construção, a expansão da Coopercon/BA e a consolidação da ConstruNordeste, hoje a maior feira da construção civil do Norte e Nordeste, da qual a Conder participou nas duas primeiras edições.
Trindade destacou ainda que Eduardo Bastos assume a presidência do Sinduscon-BA em um momento decisivo, marcado pela concretização de grandes projetos estruturantes do Governo do Estado, como a ampliação do sistema metroviário, a Ponte Salvador–Itaparica e o VLT, além da retomada dos investimentos do Novo PAC, fruto da parceria entre Bahia e Brasil.
“A Conder e o Governo do Estado seguem comprometidos em atuar como facilitadores do desenvolvimento, garantindo infraestrutura, segurança jurídica e modernização de processos. Tenho certeza de que, sob a liderança de Eduardo Bastos, o Sinduscon continuará contribuindo de forma decisiva para uma Bahia mais desenvolvida, moderna e próspera”, concluiu.



Comentários: