Na Índia, governador garante parceria para produção na Bahia de medicamentos de alta complexidade contra o câncer

Acordo firmado em Nova Délhi prevê transferência de tecnologia e investimentos para fortalecer a indústria farmacêutica no estado.

Bahia
Na Índia, governador garante parceria para produção na Bahia de medicamentos de alta complexidade contra o câncer
Fotos: Fidelis Melo/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues formalizou neste sábado (21), em Nova Délhi, uma parceria internacional que permitirá a produção, na Bahia, de quatro medicamentos de alta tecnologia voltados ao tratamento do câncer. A iniciativa será viabilizada por meio da Bahiafarma e integra a agenda oficial do gestor no país ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os medicamentos previstos estão o Nivolumabe e o Pertuzumabe, considerados essenciais em terapias oncológicas. O acordo envolve cooperação com empresas globais como Biocon e Dr. Reddy’s, além da Bionovis, e prevê transferência de tecnologia para produção local.

Segundo o governador, a iniciativa representa avanço estratégico para o estado. “Participei das assinaturas com as empresas que vão financiar, apoiar e investir na produção de medicamentos em parceria com a Bahiafarma. É um momento muito importante para a Bahia. Esse espaço é uma oportunidade também de apresentar o nosso potencial para que empresários indianos possam investir no estado baiano”, ressaltou.

A missão integra o movimento de fortalecimento da indústria nacional da saúde, com foco na ampliação do acesso a tratamentos inovadores pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a iniciativa amplia a capacidade tecnológica do país. “Produzir mais no país, ampliar o acesso à inovação e fortalecer o SUS é resultado de planejamento, parceria institucional e compromisso com uma saúde pública mais tecnológica e acessível para todos”, afirmou.

A diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, detalhou parte dos acordos firmados. “temos a transferência de tecnologia de um medicamento para o câncer de mama, e um protocolo para o Nivolumab, que é um medicamento também para diversos tipos de câncer, entre eles mieloma e câncer de pulmão”, explicou.

Cooperação internacional

A formalização ocorreu durante evento empresarial que reuniu autoridades e representantes do setor produtivo para discutir oportunidades de cooperação econômica e investimentos entre Brasil e Índia. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou o impacto econômico da iniciativa. “O governador Jerônimo está assinando acordos e viabilizando investimentos da Índia na Bahia e isso é muito importante. Agora, as possibilidades são grandes para diferentes setores da economia brasileira, em especial da Bahia”.

A parceria deve contribuir para a geração de empregos, fortalecimento da indústria farmacêutica e ampliação do acesso a tratamentos oncológicos de alta complexidade no estado.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.