Morar Melhor entrega 100 casas em Castelo Branco

A alegria da comunidade de Castelo Branco foi simbolizada por Ravi Tyson, um menino de apenas 5 anos, durante a entrega de mais 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor. A cerimônia, realizada pela Prefeitura de Salvador nesta segunda-feira (1º) no loteamento Moscou II, teve o jovem Ravi como protagonista inesperado, que conduziu uma oração emocionante e arrancou aplausos dos moradores e autoridades.
Neto de Maria das Graças da Silva, uma das beneficiadas, Ravi expressou a transformação da casa com uma frase que chamou a atenção do prefeito Bruno Reis. “Foi um milagre”, teria dito o menino ao ver o imóvel pronto.
“Eu quero agradecer de muito pelo Morar Melhor. Eu quero que aconteça isso em todas as casas de Castelo Branco. Hoje o meu coração está alegre. Hoje o meu milagre foi de Jesus”, discursou o garoto no evento, antes de fazer uma oração de agradecimento ao lado da família e do prefeito.
Transformação e Dignidade na Moradia
A aposentada Maria das Graças, de 66 anos, recebeu o imóvel totalmente reformado a tempo de celebrar o Natal com mais conforto. A casa, que antes apresentava sérios problemas estruturais, principalmente no telhado e na varanda, foi completamente repaginada.
A reforma incluiu a instalação de um novo telhado, novas esquadrias, criação de uma área de serviço, além de novo revestimento e pintura nas paredes. “Antes pingava muito quando chovia, em todos os vãos, não tinha área de serviço, eu lavava roupa no banheiro, era muito sufoco. Agora vai melhorar muito a minha vida. Dá até gosto de viver aqui”, relatou Maria das Graças, emocionada.
Segundo o prefeito Bruno Reis, o problema do telhado é recorrente nos imóveis selecionados e sua resolução traz um alívio imediato às famílias. Ele destacou o impacto do programa: “Eu fico muito feliz em ver o impacto do Morar Melhor na vida das pessoas. Eu sei que hoje muitas pessoas tiveram realizado o sonho de ver a casa reformada.”
Mais de Mil Imóveis Reformados no Bairro
Esta é a quarta vez que o bairro de Castelo Branco é contemplado, totalizando 1.101 imóveis reformados pelo programa municipal. O Morar Melhor oferece serviços essenciais para a dignidade das famílias carentes, como reboco, troca de telhado, troca de kits sanitários, portas e janelas, pintura e revestimento.
A coordenadora Cristiane Oliveira, da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável pela execução do programa, explicou que há uma preocupação em ir além da obra. Em parceria com outros órgãos, são realizados encaminhamentos para a assistência social, ouvindo as famílias para entender suas vulnerabilidades.
Na casa de Maria das Graças, por exemplo, o projeto adaptou a área onde o outro neto, Iago Nauã, trabalha como barbeiro, garantindo condições dignas para que ele continue contribuindo com a renda familiar. O programa já beneficiou mais de 60 mil famílias em Salvador e serve de modelo para outras cidades do país.



Comentários: