Moraes determina transferência imediata de Bolsonaro para Papudinha

Ex-presidente terá regalias na prisão; veja quais

Justiça Política
Moraes determina transferência imediata de Bolsonaro para Papudinha
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Em decisão proferida nesta quinta-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro seja transferido imediatamente para a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. A unidade fica localizada no Complexo Penitenciário da Papuda e é popularmente conhecida como “Papudinha”.

A medida marca um novo capítulo na custódia do ex-mandatário, estabelecendo regras rígidas de segurança e monitoramento de saúde.

Avaliação da Polícia Federal

Além da transferência, Moraes ordenou que Bolsonaro seja submetido a uma junta médica oficial da Polícia Federal. O objetivo é realizar uma avaliação completa do quadro clínico do ex-presidente para definir:

  • As necessidades específicas para o cumprimento da pena;
  • A eventual necessidade de transferência para um hospital penitenciário.

O laudo médico oficial deve ser entregue em até dez dias. A defesa e a Procuradoria-Geral da República (PGR) têm 24 horas para indicar assistentes técnicos.

Regalias na Papuda

A decisão do STF também detalha como será a rotina de Bolsonaro na unidade prisional. Visando garantir a integridade física, o ministro autorizou uma série de medidas assistenciais:

  • Assistência Médica 24h: O ex-presidente terá suporte integral de profissionais do sistema penitenciário e médicos particulares (previamente cadastrados).
  • Alimentação Especial: A defesa poderá providenciar a entrega diária de dieta específica, desde que indique o responsável em 24 horas.
  • Equipamentos de Fisioterapia: Foi autorizada a instalação de itens como esteira, bicicleta ergométrica, além de barras de apoio e grades de proteção nas acomodações, conforme recomendação médica.

Emergências e fisioterapia

Em casos de urgência médica, o deslocamento para hospitais externos foi pré-autorizado, com a obrigação de comunicar o STF em até 24 horas após o ocorrido. Bolsonaro também poderá realizar sessões de fisioterapia em horários indicados por seus especialistas.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.