Mobilidade sustentável em Salvador garante reconhecimento internacional

Bahia Salvador
Mobilidade sustentável em Salvador garante reconhecimento internacional
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Salvador alcançou um marco histórico na agenda ambiental global ao ser reconhecida como a única capital da América Latina a registrar uma redução superior a 30% nas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). O dado consta no relatório “Past the Peak: Accelerating Climate Action”, da rede C40 Cities, que listou apenas 11 cidades no mundo com desempenho similar, colocando a capital baiana em posição de destaque internacional.

O reconhecimento é resultado direto dos investimentos maciços e das ações estratégicas em mobilidade sustentável implementadas pela gestão municipal, com o objetivo de modernizar e descarbonizar o transporte público e ativo.

O secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, ressaltou o papel central do planejamento: “Salvador é uma das poucas cidades do Brasil que conta com um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, desde 2019. Esse plano nos norteou com metas ambiciosas para que alcançássemos bons resultados, reduzindo gradativamente as emissões ao longo dos últimos anos, sendo motivo de orgulho.” O gestor ainda destacou que o tema recebeu grande visibilidade nos eventos pré-COP30 e na COP30.

Frota Moderna e Eletromobilidade

Entre as principais iniciativas que impulsionaram a redução de GEE está a modernização da frota de ônibus da cidade. A substituição da motorização do padrão Euro 5 para o Euro 6 resultou em uma diminuição de até 77% nos níveis de emissões, quando comparado ao padrão anterior. Atualmente, 180 ônibus já circulam com a nova tecnologia Euro 6.

Além da renovação dos motores a diesel, Salvador abraçou a eletromobilidade. Desde 2022, a cidade integrou uma iniciativa internacional e passou a contar com ônibus elétricos no modal BRT, além de inaugurar o maior terminal de recarga de veículos elétricos em área pública do país.

“Somando essas ações às bicicletas e aos patinetes, já evitamos uma redução de mais de 15 mil toneladas de emissão de gás carbônico em nossa cidade, o que mostra o nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, afirma o secretário.

Ambição em Infraestrutura e Expansão

A capital baiana investiu em infraestrutura para a mobilidade ativa, contando hoje com mais de 1 mil patinetes, mais de 50 estações de bicicletas compartilhadas e uma malha de 300 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. O Plano Cicloviário municipal já projeta a ambiciosa meta de expandir essa malha para 700 km até 2034.

Para os próximos anos, a Semob prevê a ampliação do BRT para os trechos Aeroporto e Estação Pirajá, além da aguardada implantação do Teleférico Mané Dendê, ligando o Subúrbio Ferroviário ao Metrô de Campinas de Pirajá.

As obras de expansão do BRT têm início previsto para o próximo ano, com duração estimada de 18 meses, e corredores ativos até junho de 2027. O secretário revelou que a Prefeitura está em negociação com o Banco Mundial para uma operação de crédito que viabilizará a aquisição de mais 100 ônibus elétricos para integrar esses novos corredores.

“Essa aquisição posiciona Salvador também como uma das maiores frotas da América Latina e do país em eletromobilidade”, disse Souza. Os novos veículos atenderão o corredor Aeroporto (partindo da Pituba, passando pela Orla e Dorival Caymmi) e o trecho Estação Pirajá (via avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa).

Testes e Inovação para o Usuário

A Prefeitura tem mantido o ritmo de inovação. Desde o final de outubro, um ônibus 100% elétrico menor (9 metros) está em testes em uma linha experimental no Centro Histórico, ligando a Praça da Sé ao Campo Grande. O veículo da TEVX Higer, modelo Azure 9, possui ar-condicionado elétrico, entradas USB e piso totalmente baixo com sistema de ajoelhamento, facilitando o embarque e desembarque, especialmente de pessoas com mobilidade reduzida.

O Eletroterminal BRT, localizado ao lado da Estação Rodoviária, segue contribuindo para a eficiência da operação. Com capacidade para carregar até 20 ônibus simultaneamente em até três horas e meia, ele elimina quilometragem ociosa. “O ônibus não precisa se deslocar para uma garagem para recarregar. Ele faz na própria região, o que garante zero quilometragem ociosa e contribui também para a sustentabilidade”, avalia Pablo Souza.

Além das inovações técnicas, o secretário destacou o cuidado com as pessoas e a ampliação da visão de sustentabilidade, citando o programa Mulheres no Volante, que capacita mulheres para serem motoristas e para outras profissões relacionadas à manutenção de veículos, um programa que já foi premiado em eventos nacionais.

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