Mini COP30 começa em Camaçari com plantio de árvores e protagonismo jovem

Bahia
Mini COP30 começa em Camaçari com plantio de árvores e protagonismo jovem
Foto: Patrick Abreu

Em uma iniciativa educativa e ambiental, a cidade de Camaçari saiu na frente e iniciou, nesta sexta-feira (8), sua Mini COP30 com o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação ocorreu no Centro Administrativo e contou com a participação de 20 estudantes do Centro Educacional Maria Quitéria, representando o compromisso da cidade com a pauta ambiental.

A atividade, promovida pelas secretarias municipais de Governo (Segov), Agricultura e Pesca (Sedap), Educação (Seduc) e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), em parceria com o Instituto Alana, marca o pontapé inicial da versão local da Conferência das Partes (COP30), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em novembro, em Belém (PA).

Segundo Vitalina Silva, diretora de Gestão Estratégica da Segov, o projeto aproxima as crianças e os jovens dos debates ambientais. “Fazer a Mini COP nos municípios é uma forma de fazer essas crianças interagirem com temas como meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem”, ressaltou.

Plantio simbólico com impacto real

Durante a manhã, mudas de Moringa, Paineira, Capororoca e Murta foram plantadas por alunos do 7º ano, como Renan Gomes, de 14 anos, que se disse realizado com a experiência. Já a estudante Stephany Vitória, de 13 anos, comemorou o fato de ter plantado uma árvore pela primeira vez. “Vou passar aqui todos os dias pra ver e vou mostrar a meu pai”, disse.

O secretário Rodrigo Nogueira (Sedur) destacou os benefícios da criação de microflorestas urbanas, capazes de melhorar o microclima, proporcionar sombra e melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas. Fabiano Dourado, da Sedap, reforçou que a ação promove uma reconexão dos jovens com a terra, num contexto em que a tecnologia costuma afastá-los da natureza.

Camaçari rumo à COP30

A COP30, maior conferência sobre mudanças climáticas do mundo, reunirá representantes de 198 países entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. O evento discutirá metas e estratégias para o enfrentamento da crise climática global.

Em Camaçari, as ações da Mini COP30 seguirão com foco em crianças e adolescentes, promovendo atividades que incentivem a criação de metodologias e materiais educativos voltados ao meio ambiente. A ideia é que essas iniciativas possam ser replicadas e apresentadas durante o evento global.

Para a professora de Ciências Gilnara Gomes, “plantar uma árvore hoje é símbolo de esperança e também um gesto pedagógico que incentiva os alunos a pensarem no futuro do planeta”.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.