Milton Nascimento cobra o Cruzeiro por uso indevido de música em vídeo
Milton Nascimento e parceiros cobram indenização por uso não autorizado da canção “Clube da Esquina nº 2” no anúncio de Gabigol pelo Cruzeiro

Em uma movimentação inesperada, os músicos Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges, pilares do lendário Clube da Esquina, decidiram processar o Cruzeiro Esporte Clube pelo uso não autorizado da canção “Clube da Esquina nº 2”. A música foi utilizada pelo clube mineiro em janeiro de 2025, durante o vídeo de anúncio da contratação do atacante Gabigol, ex-Flamengo.
O caso foi revelado pelo colunista Anselmo Gois, do jornal O Globo, e causou surpresa nos bastidores da música e do futebol. Isso porque Milton Nascimento, o “Bituca”, já declarou publicamente seu amor e torcida pelo Cruzeiro em diversas ocasiões.
Apesar da relação afetiva com o clube, Bituca, os irmãos Borges e a Sony Music decidiram entrar na Justiça alegando uso indevido de obra protegida por direitos autorais, solicitando indenização por danos materiais e uma compensação individual de R$ 50 mil para cada artista.
A música em questão, considerada um dos hinos da MPB e símbolo da cultura mineira, foi usada sem autorização, o que motivou o processo judicial.
O Cruzeiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Já Gabigol, anunciado com pompa em 1º de janeiro deste ano, não comentou o envolvimento de seu vídeo de boas-vindas na polêmica.
Comentários: