Micro e pequenas empresas lideram geração de empregos na Bahia, diz secretário

Durante evento do Sebrae, Augusto Vasconcelos destacou programas como o Credibahia e o Bahia MEI e defendeu ambiente mais justo para pequenos negócios

Bahia
Micro e pequenas empresas lideram geração de empregos na Bahia, diz secretário

Durante um encontro de planejamento estratégico promovido pelo Sebrae, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, reforçou o papel essencial das micro e pequenas empresas na geração de empregos no estado. Segundo ele, esse setor é responsável por mais da metade dos empregos formais na Bahia e lidera a criação de novas vagas, com destaque para mais de 95 mil postos de trabalho abertos em apenas um dos últimos anos.

Vasconcelos defendeu a valorização do segmento com políticas públicas que garantam crédito, reduzam a burocracia e ampliem o apoio institucional. Entre os principais programas citados estão o Credibahia, que oferece microcrédito para pequenos empreendedores, e o Bahia MEI, voltado ao fortalecimento dos microempreendedores individuais. Ambos têm ampliado o acesso ao crédito, principalmente entre mulheres, e se consolidam como instrumentos eficazes de inclusão produtiva.

Além do crédito, o secretário destacou a importância de criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo nos municípios. Ele mencionou obstáculos como dificuldades de regularização fundiária, excessiva tributação no IPTU e ISS, e entraves administrativos que dificultam a formalização e o crescimento dos pequenos negócios.

Defendemos um país justo com os trabalhadores e pequenos empreendedores. As MPEs são as que mais geram empregos, e queremos um ambiente que estimule esse setor, que representa a maioria da população. Ao lado dos grandes investimentos, seguimos com programas que garantem oportunidades para todos”, afirmou Vasconcelos.

Ele também fez um apelo por reformas no sistema tributário nacional, visando isonomia fiscal e incentivo à base produtiva da economia. A proposta é garantir isenções e apoio para as faixas de renda mais baixas, sem sobrecarregar quem mais precisa de incentivo para crescer.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.