Micareta de Feira: governo da Bahia reforça assistência social e combate à discriminação
Micareta encerra na próxima segunda-feira, 5

Durante os dias de folia da Micareta de Feira de Santana 2025, o Governo do Estado da Bahia amplia sua presença além do apoio estrutural e segurança, focando em ações sociais essenciais para garantir cidadania, proteger direitos e oferecer acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Através das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), diversas iniciativas de cidadania e proteção foram realizadas nos circuitos da festa, que se encerra neste domingo (4).
Entre as principais ações sociais na Micareta, destaca-se o Programa Corra Pro Abraço. Atuando diretamente nos circuitos Maneca Ferreira e Charles Albert em Feira de Santana, o programa foca na redução de danos para usuários de drogas e na assistência a trabalhadores da festa, como ambulantes e catadores, e pessoas em situação de rua. As equipes oferecem abordagens humanizadas, distribuição de água, preservativos, gel lubrificante e kits de higiene pessoal, promovendo cuidado e dignidade.
De acordo com a diretora da Seades, Alessandra Coelho, o balanço inicial das ações na Micareta é positivo, com 1,3 mil atendimentos e a distribuição de 14,7 mil kits de insumos para redução de danos. Ela ressalta a importância da equipe multiprofissional em assegurar direitos e conscientizar a população vulnerável durante a festa, complementando que a sede do Programa Corra Pro Abraço em Feira de Santana manteve atendimento integral.
Comentários: