Mergulhador desaparece enquanto trabalhava na sondagem da Ponte Salvador-Itaparica
Homem desapareceu na tarde de segunda-feira (6), nas águas da Baía de Todos-os-Santos

Um mergulhador profissional de 54 anos que estava fazendo uma inspeção nas âncoras de balsas desapareceu na tarde de segunda-feira, 16, nas águas da Baía de Todos-os-Santos, próximo à Ponta de Humaitá, em Salvador, enquanto trabalhava na sondagem da Ponte Salvador-Itaparica.
O homem, que não teve a identidade revelada, prestava serviço a uma empresa terceirizada. De acordo com o consórcio, responsável pela construção do equipamento, o cilindro de oxigênio do mergulhador emergiu sozinho, momento em que um colega de apoio mergulhou para verificar a situação, mas não conseguiu localizá-lo.
“O mergulhador realizava a substituição de uma das boias de sinalização da ancoragem da balsa quando foi verificado que o cilindro de oxigênio dele subiu até a superfície do mar. Neste momento, outro mergulhador que estava no apoio submergiu para verificar o ocorrido, porém não localizou o colega. Foram tomadas as devidas providências junto às equipes de segurança e operação envolvidas na sondagem e acionados o Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo da Polícia Militar e Marinha”, diz o consórcio, em nota.
As buscas pelo profissional foram retomadas na manhã desta terça, 17, pelo Corpo de Bombeiros, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Marinha do Brasil. Na ocasião, os Bombeiros colocaram à disposição um helicóptero do grupamento aéreo na tentativa de encontrar o homem.
Já a Capitania dos Portos informou em nota que, “foram empreendidos esforços durante toda a tarde a fim de localizar o mergulhador. Três embarcações civis, incluindo uma lancha da praticagem da Bahia participaram da operação de buscas”.
LEIA TAMBÉM: Ponte Salvador-Itaparica: Jerônimo confirma acordo com chineses e aguarda sinal verde do TCE
“Será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo”, conclui o comunicado.
Comentários: