Megaoperação fecha o cerco contra facção em Porto Seguro
SSP, Gaeco, PF, PM e Polícia Civil cumprem mandados em Arraial D’Ajuda contra grupo acusado de tráfico, armas e homicídios

Uma força-tarefa entre órgãos federais e estaduais de segurança pública deflagrou, nesta sexta-feira (25), a Operação Ponto Cego, com foco no combate ao crime organizado no distrito de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro. A ofensiva é resultado de uma investigação conduzida desde 2024, que aponta a atuação de uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, corrupção de menores e roubo.
A operação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em parceria com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), Ministério Público da Bahia, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.
Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A ação tem como objetivo desarticular uma das estruturas criminosas mais influentes do Extremo Sul baiano. Os alvos são suspeitos de integrar uma organização que opera tanto no fornecimento de entorpecentes quanto na venda ilegal de armamentos.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Porto Seguro, e fazem parte da continuidade da Operação Protegido, deflagrada em novembro de 2024. A partir do novo material apreendido, os órgãos responsáveis irão aprofundar a análise e investigar a participação dos envolvidos nos crimes já identificados.
De acordo com o MP-BA, caso os investigados sejam condenados, as penas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
Comentários: