Maria Marighella e ManifestA ColetivA lançam manifesto em defesa de um projeto para as cidades da Bahia
A vereadora de Salvador e presidenta da Fundação Nacional de Artes, Maria Marighella, lançou, junto a Manifesta Coletiva – movimento de ocupação cidadã da política institucional – a Carta Compromisso Coletiva Somos Nós! O documento organiza um conjunto ético e programático para articulação ampla e plural de candidaturas por cidades mais justas em toda a Bahia e em defesa da democracia.
Em Salvador, a movimentação lançou a candidatura de Maria Marighella a vereadora em 2020, quando ela foi eleita com 4837 votos, a 3ª maior votação do PT na capital baiana. Em 2022, Maria Marighella teve 53364 em sua candidatura a deputada federal, sendo mais de 32 mil na capital baiana. Agora, em 2024, a vereadora de Salvador e a ManifestA ColetivA apresentam candidatas a vereadoras/es e prefeitas/os em toda a Bahia.
“Movidas pelo horizonte de transformação da política institucional, constituímos a ManifestA ColetivA e, ao longo dos últimos quatro anos, ocupamos as ruas e os espaços da política, com experiências na Câmara Municipal de Salvador e em outras arenas de disputa da nossa democracia. Apresentamos, nessas eleições, parte do acúmulo dessa experiência através da Carta Compromisso ColetivA Somos Nós!”, afirma Maria Marighella.
As candidaturas que assinam a carta firmam o compromisso público de defender pautas comprometidas com as infâncias, juventudes e feminismos e contra o racismo, por direitos e um novo modelo de sociedade não submisso ao capital e à privatização e exaustão dos recursos naturais.
Entre os nomes estão: Mianga Gavião – Salvador, Tarcisio Andrade – Lauro de Freita, Coletivo Enxame (Ana Lúcia, Érica Daiane e Gizeli Maria) – Juazeiro, Rosa Griô – Rio de Contas e Luiz Ramos – Santa Maria da Vitória, Tarcio Mota – Alagoinhas, Luciene Rosa (Ló)- Capim Grosso, Lequinho da Cultura – Canudos, Gilvan Matos – Jaguaripe, Diney Araújo – Simões Filho, Coletivo Eu AcreDito – Itaberaba, entre outros.
“Ocupar para somar, para transformar, para abalar as estruturas, desconstruir o que não mais nos serve e reconstruir outras estruturas possíveis, construir estruturas que sejam capazes de acolher todas as pessoas e a beleza da pluralidade de nossa gente e da democracia que queremos”, convoca o Manifesto.
É possível acessar todo o conteúdo da “Carta Compromisso ColetivA Somos Nós!” e conhecer os candidatos apoiados pelo grupo ativista.
Comentários: