Máquinas caça-níqueis e câmeras são apreendidas em operação contra BDM e CV

Polícias Militar e Civil deflagram Operação Sinergia no Engenho Velho da Federação e Liberdade; ação mira CV e BDM.

Polícia
Máquinas caça-níqueis e câmeras são apreendidas em operação contra BDM e CV
Imagens: Alberto Maraux

A manhã desta sexta-feira (5) começou movimentada em Salvador com mais uma grande ofensiva das forças de segurança. A Polícia Militar e a Polícia Civil deflagraram a Operação Sinergia Salvador nos bairros do Engenho Velho da Federação e da Liberdade, áreas conhecidas por disputas violentas entre facções criminosas.

Entre os materiais apreendidos, os policiais encontraram quatro máquinas caça-níqueis escondidas em um depósito disfarçado de ponto de venda de frutas, no Engenho Velho da Federação. Em outro imóvel da região, os agentes localizaram uma câmera em formato de lâmpada, equipada com tecnologia de rotação de 360°, usada para monitoramento e vigilância.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as ordens judiciais cumpridas nesta sexta visaram imóveis utilizados por criminosos ligados ao tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.

Região marcada por disputa entre CV e BDM

A operação se concentrou especialmente nas localidades conhecidas como Forno e Baixa da Égua, no Engenho Velho da Federação. Essas áreas são palco de constantes confrontos entre membros do Comando Vermelho (CV) e da facção BDM (Bonde do Maluco).

Histórico recente de ações

Segundo o secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, essa é mais uma fase de um conjunto de operações integradas para enfraquecer o crime organizado.

“Em 15 dias, as Forças Estaduais e Federais realizaram as Operações Intervenção, Dominus Areae e Sinergia, na região do Engenho Velho da Federação. O trabalho de desarticulação do crime organizado continuará norteado pela inteligência”, destacou o gestor.

As operações integram esforços de repressão ostensiva, investigação e inteligência, com o objetivo de identificar e prender líderes de facções que atuam na capital e no interior.

Cooperação da população é fundamental

As autoridades reforçam que a colaboração da sociedade é essencial para o sucesso dessas operações. Informações relacionadas às atividades de facções podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo site oficial da SSP-BA: www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br.

A legislação garante o anonimato do denunciante, fortalecendo a parceria entre comunidade e forças de segurança no combate ao crime organizado.

Operação Sinergia seguirá em Salvador

A Operação Sinergia Salvador não se restringe ao Engenho Velho da Federação. A estratégia da SSP-BA prevê a continuidade de ações em outros bairros da capital e também em cidades do interior, sempre com o mesmo objetivo: desarticular as bases de facções criminosas e reduzir os índices de violência.

Além da repressão imediata, as ações também miram na investigação de lideranças e no confisco de bens e recursos financeiros das organizações, enfraquecendo sua capacidade de atuação.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.