Mais de 100 pássaros silvestres são resgatados em feiras da Bahia

Operação da Polícia Ambiental desmonta comércio ilegal de aves em Dias D’Ávila e Camaçari e salva dezenas de espécies ameaçadas

Polícia
Mais de 100 pássaros silvestres são resgatados em feiras da Bahia
Foto: Divulgação/ PM-BA

Uma operação da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), da Polícia Militar da Bahia, resultou no resgate de mais de 100 aves silvestres e na prisão de dois homens em flagrante, neste domingo (26), nas cidades de Dias D’Ávila e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

A ação faz parte do combate ao tráfico de animais silvestres, prática que ameaça a fauna brasileira e é considerada crime ambiental. De acordo com a Coppa, os agentes têm intensificado a fiscalização em feiras livres da região.

Resgate em Dias D’Ávila

Na feira municipal de Dias D’Ávila, os policiais encontraram 28 aves mantidas em cativeiro. Entre as espécies estavam dez cardeais, oito canários-da-terra, quatro brechais, três tico-ticos, dois coleiros e um curió. Todos os animais estavam em gaiolas precárias, sem condições adequadas de alimentação e higiene.

Prisões em Camaçari

Já em Camaçari, os policiais prenderam dois suspeitos e resgataram mais de 60 pássaros silvestres, incluindo papa-capins, coleiros, graúnas, azulões e trinca-ferros. Algumas espécies estão ameaçadas de extinção, o que agrava a penalidade dos envolvidos.

Os suspeitos foram levados para a 18ª Delegacia Territorial, onde responderão por crime ambiental e tráfico de animais silvestres. As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, onde passarão por cuidados veterinários antes de serem devolvidas à natureza.

Combate ao comércio ilegal

Segundo a Coppa, ações como essa são essenciais para proteger a biodiversidade e conscientizar a população sobre os danos causados pelo comércio ilegal de aves silvestres. A PM reforça que a denúncia anônima é uma ferramenta importante no enfrentamento ao tráfico de animais na Bahia.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.