Maior cruzeiro da temporada chega a Salvador e passageiros são recebidos em clima de Carnaval
Recepção cultural no porto marca chegada de turistas e reforça estratégia para impulsionar o turismo e a economia no período carnavalesco

O maior navio da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil atracou em Salvador na manhã desta terça-feira (17), trazendo mais de cinco mil passageiros, entre brasileiros e estrangeiros, vindos do Porto de Santos. A chegada foi marcada por um receptivo especial promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), com baianas estilizadas, dançarinos, pinturas tribais e apresentação do Rixô Elétrico.
“Assim que a gente desceu do navio já sentiu a energia do Carnaval, é uma recepção inesquecível”, comentou a turista mineira Ana Júlia Vilela encantada com a festa.
Ao longo do período carnavalesco, a expectativa é que cerca de 10 mil turistas de cruzeiros passem pela capital baiana. Segundo a Setur-BA, a iniciativa busca proporcionar uma experiência acolhedora logo no primeiro contato com a cidade, destacando a cultura e a identidade local.
“No período do Carnaval, mais de 150 municípios receberam apoio do Governo do Estado com atrações artísticas, fomentando o carnaval nessas localidades, ampliando o fluxo de visitantes e turistas e dinamizando a economia nos municípios ações como essa contribuem para impactar positivamente a experiência dos turistas, especialmente daqueles que permanecem poucas horas na cidade”, destacou a chefe de gabinete da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Giulliana Brito.
“Parabéns pela organização do Governo do Estado da Bahia. Acabei de descer aqui, o pessoal recepcionando todo mundo, dando brinde. A Bahia é isso, é calor humano, é recepção, é muito amor, e vamos que vai ter muita festa, muito Carnaval aí”, disse o advogado, Juan Roseni, do Rio de Janeiro.
Serviços e atendimento ao turista
Durante o Carnaval, a Setur-BA mantém um esquema especial de atendimento. O receptivo cultural ocorre nos principais portões de entrada da cidade, como aeroporto, rodoviária e porto. Os postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SATs) funcionam em regime especial nesses locais e também no Pelourinho, além de estruturas avançadas nos circuitos da Praça Municipal, Campo Grande, Barra e Ondina.
As equipes oferecem orientações sobre programação da folia, transporte, segurança e atrativos turísticos.
Pesquisas e monitoramento
Paralelamente, são realizadas pesquisas de demanda turística em Salvador e em destinos estratégicos como Arembepe e Guarajuba, em Camaçari, Praia do Forte, em Mata de São João, além de Porto Seguro e Lençóis. O levantamento avalia perfil dos visitantes, tempo de permanência e nível de satisfação com a experiência no estado.
A Setur-BA também patrocina atrações musicais para o folião pipoca e apoia a contratação de artistas em municípios do interior, ampliando o alcance das ações carnavalescas. A iniciativa seguirá na Quarta-feira de Cinzas (18), quando novos navios têm desembarque previsto na capital.



Comentários: