Mães soteropolitanas são beneficiadas com ações da Prefeitura

Neste mês de maio, em que é celebrado o Dia das Mães, milhares de mamães soteropolitanas têm muito a comemorar com as diversas ações socioassistenciais que são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), durante todo o ano. Dentre os destaques estão as inscrições para o Bolsa Família, a concessão de auxílios Moradia e Natalidade; Segurança Alimentar, por meio de dez Restaurantes Populares; democratização da prática esportiva gratuita com a entrega de 14 Academias Salvador; apoio a mães de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentre outras iniciativas que tem proporcionado mais autonomia e transformações na vida delas.
Somente através do Cadastro Único (CadÚnico), a Sempre conta com um total de 435.690 mulheres responsáveis pela renda familiar, o que equivale a 77% dos cadastrados.
“O CadÚnico é a porta de entrada, por exemplo, para o recebimento do Bolsa Família, bem como de outros importantes benefícios, levando em consideração que essas informações proporcionam várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. Cada programa tem uma exigência diferente e, o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado. E, hoje, podemos perceber como muitas mães fazem o papel de chefes de família, sustentando suas famílias por meio dos auxílios”, diz o titular da Sempre, Júnior Magalhães.
O papel da Prefeitura, conforme o gestor, é realizar o cadastramento e a atualização cadastral (recadastramento) das famílias. Também são promovidas ações de busca ativa para mapeamento das demandas em todos os bairros de Salvador, com a inclusão de novos cadastros, atividade que vem sido realizada pelos Agentes Vida Nova.
Auxílio Natalidade – Em outro contexto, mas apontando a mesma gratidão, a mãe de primeira viagem Sthefane Costa, atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Valéria, revela que teve uma ajuda importante com o Auxílio Natalidade. “Eu e meu esposo estávamos passando dificuldades e o Cras me acolheu, me abraçou e me ajudou bastante. Com o Auxílio Natalidade, ganhei berço, banheira, roupinhas, muitas coisas que eu estava sem condições de comprar”, diz, sem esconder a emoção de passar o Dia das Mães ao lado da filha.
“Trata-se de mais uma política pública da gestão municipal que tem como objetivo promover o acolhimento e dar apoio às gestantes em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade. Renovamos o kit, transformando-o em um dos mais completos da história para que as mães possam se preparar, tornando-se mais seguras para a chegada do bebê, com direito a berço, colchão, banheira, mochila, fralda, mamadeiras e enxoval completo para recém-nascidos”, enfatiza o secretário.
Cras – As dificuldades impostas por uma trajetória de sofrimento, que vão para além de financeiras, marcam a história de vida de Ingrid Andrade, também assistida pelo Cras de Valéria. Ela declara que o Centro de Assistência Social hoje é tido como uma segunda casa, local onde ela recebe apoio de uma forma ampla.
“Passava muita dificuldade, e hoje recebo Cesta Básica, Auxílio Aluguel e já recebi também o Natalidade. Não posso reclamar de nada, o acolhimento é muito grande, me ajuda em vários outros aspectos. Enfrentei luta em minha vida e hoje posso dizer que durmo de forma mais tranquila”, evidencia Ingrid.
O Cras é uma unidade pública municipal que atua com famílias e indivíduos em um contexto comunitário, com o objetivo de orientar e fortalecer o convívio sociofamiliar. A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio e administrativo, oferece serviços de orientação, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, cadastramento e atualização do Cadastro Único para programas sociais do governo federal, educação financeira, orientação jurídica, entre outros.
Comentários: