Mãe Bernadete: Polícia acha arma do suspeito foragido

Polícia Civil localiza arma com numeração raspada na casa de Marílio dos Santos, o “Gordo”, apontado como chefe do grupo que matou a líder quilombola Mãe Bernadete. Mandante está foragido e deve ir a júri popular

Polícia
Mãe Bernadete: Polícia acha arma do suspeito foragido
Foto: Divulgação/ SSP-BA

A Polícia Civil da Bahia localizou, nesta quarta-feira (8), uma arma com numeração raspada na residência de Marílio dos Santos, conhecido pelos apelidos “Maquinista” ou “Gordo”, apontado como mentor intelectual do assassinato de Mãe Bernadete, ialorixá e ativista quilombola brutalmente executada em agosto de 2023.

A operação ocorreu na localidade conhecida como “Noventinha”, no município de Santa Bárbara, a cerca de 35 km de Feira de Santana. O objetivo era cumprir o mandado de prisão contra Marílio, mas ele não estava no imóvel e segue foragido.

Durante a ação, os policiais encontraram uma arma escondida em um saco, com a numeração suprimida, o que indica tentativa de ocultação de origem. A esposa de Marílio, cuja identidade não foi revelada, foi presa em flagrante.

Entenda o crime

O homicídio de Mãe Bernadete Pacífico ocorreu no dia 17 de agosto de 2023, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Ela foi executada dentro de casa, na frente dos netos, que foram poupados pelos criminosos.

A investigação da Polícia Civil aponta que a ordem para matar a líder quilombola partiu de Marílio, que comandava uma facção criminosa atuante em São Sebastião do Passé e Simões Filho, áreas onde Mãe Bernadete exercia forte resistência ao tráfico de drogas.

Prisões já realizadas

Até o momento, seis suspeitos foram presos por envolvimento direto ou indireto no crime:

  • Arielson da Conceição Santos – acusado de execução direta;
  • Josevan Dionísio dos Santos – também executor;
  • Sérgio Ferreira de Jesus – acusado de receptar celulares roubados da vítima e familiares;
  • Ydney Carlos dos Santos de Jesus – suspeito de auxiliar na logística do crime;
  • Carlos Conceição Santiago – teria armazenado as armas utilizadas;
  • Companheira de Marílio – presa durante operação recente.

Mandante vai a júri popular

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marílio dos Santos foi incluído no Baralho do Crime da Bahia em abril de 2024, listado entre os foragidos mais perigosos do estado. Ele já tem advogado constituído e, por isso, mesmo foragido, a Justiça determinou que será julgado por júri popular, junto com Arielson e Sérgio.

A audiência, inicialmente marcada em Simões Filho, foi transferida para Salvador, a pedido das defesas. Os outros réus, cujos processos foram desmembrados, ainda aguardam definição de julgamento.

Continuação das investigações

A Polícia Civil segue à procura de Marílio dos Santos, que é considerado extremamente perigoso. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia da SSP-BA. O caso continua sendo tratado como prioritário, tanto pela sua gravidade quanto pelo impacto social provocado.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.