Lula se encontra com o Papa e revela convite para a COP30

Durante visita ao Vaticano, Lula discute combate à fome, desigualdade social e mudanças climáticas com o Papa e reforça laços entre o Brasil e a Igreja

Brasil Mundo Política
Lula se encontra com o Papa e revela convite para a COP30
Foto: Divulgação/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, nesta segunda-feira (13), uma audiência com o Papa Leão XIV no Vaticano. Acompanhado da primeira-dama Janja, Lula classificou o encontro como uma oportunidade valiosa para discutir temas centrais como fé, Brasil e os desafios globais da atualidade.

O encontro entre Lula e o Papa no Vaticano ocorreu um dia antes da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, evento no qual Lula representa o Brasil.

Durante a reunião, o presidente destacou os avanços do país no combate à fome, mencionando que o Brasil foi novamente retirado do Mapa da Fome em dois anos e meio de governo. Ele também apresentou ao pontífice a proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que busca engajar líderes internacionais na erradicação da fome.

“Falei ao Papa sobre como tiramos o Brasil do Mapa da Fome e agora levamos esse debate ao mundo”, afirmou Lula nas redes sociais.

Outro ponto importante da conversa foi a Exortação Apostólica Dilexi Te, recente documento do Papa que condena a desigualdade social. Lula elogiou a mensagem, ressaltando a importância de criar um movimento global contra a desigualdade. Segundo ele, o documento é uma referência ética e moral que deve ser praticada por todos.

Lula também compartilhou sua história de proximidade com líderes religiosos brasileiros como Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Hélder Câmara, além da convivência com as Comunidades Eclesiais de Base, que considera fundamentais para sua formação política e social.

Em um dos momentos mais simbólicos da audiência, Lula convidou o Papa a participar da COP30, conferência do clima que será realizada em Belém (PA) em 2025.

“Convidei-o a vir à COP30, no coração da Amazônia. Ele disse que não poderá ir por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano terá representação no evento”, disse o presidente.

Lula também revelou que o Papa manifestou o desejo de visitar o Brasil no futuro, e destacou a fé do povo brasileiro demonstrada recentemente no Círio de Nazaré e nas celebrações de Nossa Senhora Aparecida.

Além do casal presidencial, participaram do encontro os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), a senadora Ana Paula Lobato, a presidente da Embrapa Silvia Massruhá e o embaixador brasileiro no Vaticano, Everton Veira.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.