Lula e mais líderes fazem apelo na ONU por solução para a Palestina

Durante a Assembleia Geral da ONU, Lula defende a solução de dois Estados e cobra posição internacional mais firme sobre o conflito entre Israel e Palestina

Brasil Mundo
Lula e mais líderes fazem apelo na ONU por solução para a Palestina
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (22) com líderes mundiais na sede das Nações Unidas (ONU) para pressionar pela solução de dois Estados no conflito entre Israel e Palestina. A conferência internacional, convocada por França e Arábia Saudita, acontece durante a 80ª Assembleia Geral da ONU e tem como objetivo principal reforçar o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da comunidade internacional.

A expectativa, segundo o Itamaraty, é de que o evento impulsione novos reconhecimentos formais da Palestina como Estado soberano – uma agenda prioritária para o governo brasileiro. Atualmente, mais de 130 países já reconhecem a Palestina, mas os EUA, aliados históricos de Israel, ainda resistem à medida.

Lula desembarcou nos Estados Unidos neste domingo (21), acompanhado pelo chanceler Mauro Vieira e outros ministros, e cumpre uma intensa agenda diplomática ao longo da semana. O presidente discursará nesta terça-feira (23), abrindo o debate geral da Assembleia, logo após o secretário-geral da ONU, António Guterres.

No domingo, líderes de peso como os primeiros-ministros do Reino Unido, Canadá e Austrália anunciaram publicamente o reconhecimento do Estado da Palestina, endurecendo o tom contra os ataques de Israel à Faixa de Gaza e criticando o papel do grupo Hamas, que, segundo eles, não deve fazer parte de um futuro governo palestino.

Além da pauta da Palestina, Lula participa na quarta-feira (24) do encontro “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, ao lado dos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. O objetivo é promover uma aliança internacional contra o avanço da desinformação, do autoritarismo e do discurso de ódio.

Outra frente importante será o combate à crise climática. Lula co-presidirá eventos sobre mudanças climáticas e anunciará novas metas de redução de emissões, além de promover o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que será lançado oficialmente em Belém.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.