Lula discursar na COP30 e prega luta contra a desinformação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), nesta segunda-feira (10), em Belém. Durante o discurso, o chefe de Estado brasileiro pregou que a edição da COP seja marcada pela verdade e pelo combate à desinformação.
“A COP30 será a COP da verdade. Na era da desinformação, os obscurantistas rejeitam não só as evidências da ciência, mas também os progressos do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam ódio e espalham o medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, afirmou o presidente.
Lula ainda pediu que as iniciativas de preservação do meio ambiente apareçam sejam priorizadas com relação ao investimentos em conflitos e guerras. Segundo o presidente, financiar políticas ambientais é mais ‘barato’ do que em confrontos bélicos.
“Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP, eles iriam perceber que é muito mais barato colocar US$ 1,3 trilhão para acabar com o problema climático do que colocar US$ 2,7 trilhões para fazer guerra como fizeram no ano passado”, destacou Lula.
A COP30 conta com a presença de chefes de Estado e autoridades do clima de todo o mundo. Entre os presentes na abertura, está o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
“A gente vem também aqui cuidar da Bahia, cuidar do Brasil e além da Amazônia, a gente vem trazendo uma proposta aqui para garantirmos um fundo que fortaleça as ações de recatingamento, de convivência com o semiárido, garantir que a gente não avance dentro dos municípios, do sertão para a situação de desertificação, combate à fome, educação ambiental, tudo aqui sendo tratado”, destacou o governador.



Comentários: