Limpurb intensifica ações de limpeza e prevenção para enfrentar impactos das chuvas em Salvador
Agentes atuam em diversas avenidas e áreas de risco para evitar alagamentos e deslizamentos de terra durante o período chuvoso
Para mitigar os efeitos das intensas chuvas na capital baiana, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) tem intensificado suas atividades, visando manter a cidade limpa e segura. Agentes de limpeza e caminhões compactadores estão realizando a limpeza de canaletas, varrição, desobstrução de bueiros e bocas de lobo, além da remoção de resíduos volumosos e materiais de construção civil descartados indevidamente nas vias públicas.
Nesta terça-feira (27), as equipes da Limpurb concentraram suas ações em locais de grande circulação, como as avenidas Garibaldi, Centenário, Vasco da Gama, Mário Leal Ferreira (Bonocô), Magalhães Neto e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela). O objetivo é evitar a obstrução da rede de drenagem e, consequentemente, prevenir alagamentos durante o período chuvoso.
Além dessas atividades, a Limpurb, em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), tem realizado a instalação de lonas em áreas de risco para minimizar os danos causados por deslizamentos de terra. O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, destacou os desafios impostos pelas fortes chuvas e as ações emergenciais que vêm sendo realizadas.
“Somente hoje, instalamos lonas em pelo menos 14 localidades. A chuva dificulta ainda mais os serviços, mas estamos trabalhando intensamente na limpeza de encostas e grandes avenidas, retirando o material proveniente dos deslizamentos de terra. Em Saramandaia, duas equipes estão atuando, e amanhã serão três para acelerar o atendimento”, explicou Gomes.
A Limpurb está mobilizada 24 horas por dia para atender situações emergenciais, com o uso de equipamentos como caminhões de carroceria, caminhões munck, caçambas, pá carregadeira e caminhões-pipa. A população pode acionar o órgão por meio do Fala Salvador, pelo número 156, ou pelo Salvador Digital (www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br).
Comentários: