Lavagem do Bonfim: vice-prefeita de Salvador cita turismo religioso e fala em fé
“É uma alegria viver esse momento de tradição e fé”, disse

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, participou nesta quinta-feira (15) da Lavagem do Senhor do Bonfim, uma das maiores manifestações de fé e tradição do país.
Ao acompanhar o cortejo que saiu da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, Ana Paula destacou a força espiritual da celebração e o sentimento de esperança e mudança que marcam o início do ano para milhares de baianos.
“A fé toma as ruas. A imagem do Senhor do Bonfim deixou a Basílica da Conceição da Praia rumo à Colina Sagrada, num dos gestos mais fortes da nossa devoção. Que Ele nos cubra de paz, proteção e amor, guiando a nossa caminhada de vida. Essa festa que reúne milhões de pessoas também reforça nosso turismo religioso na cidade”, afirmou.
Durante o percurso, a vice-prefeita foi recebida com carinho pela população, em meio a abraços, sorrisos e manifestações de afeto que fazem da festa uma experiência coletiva e emocionante.

A gestora destacou que a Lavagem, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, com reconhecimento do Iphan, é símbolo do sincretismo religioso, da ancestralidade e da identidade de Salvador.
“A Lavagem do Bonfim é feita de encontros e uma energia que só Salvador tem. Esse ano, o Caminho da Fé está ainda mais bonito e uma das novidades é a presença de painéis artísticos e pórticos temáticos ao longo do trajeto, integrando arte, devoção e valorização do patrimônio. As estruturas fazem referência a Santa Dulce dos Pobres, Conceição da Praia, Jesus Cristo e ao Senhor do Bonfim, assinadas pelo artista plástico Francisco KMJ. O melhor de tudo é que essas estruturas permanecem na cidade após a festa, fortalecendo nosso turismo religioso”, pontuou Ana Paula.
Ao lado do prefeito Bruno Reis, do ex-prefeito ACM Neto, e do governador de Goiás Ronaldo Caiado, Ana Paula reforçou a importância da festa como um momento de união e ressaltou a necessidade de renovação na Bahia.
“É uma alegria viver esse momento de tradição e fé, caminhando junto com o nosso prefeito Bruno Reis, Ronaldo Caiado, e o amigo ACM Neto, que representa a renovação e esperança para os baianos”, disse.



Comentários: