Lavagem do Bonfim: Sedur notifica 180 estabelecimentos e Prefeitura reforça ações contra raiva em animais
Fiscalização urbana e vacinação antirrábica são intensificadas para garantir segurança durante grandes eventos em Salvador

A Prefeitura de Salvador intensificou as ações de fiscalização e prevenção em preparação para a Lavagem do Bonfim. Nesta terça-feira (13), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) notificou 180 estabelecimentos comerciais ao longo do circuito da festa, com o objetivo de garantir segurança, organização e respeito às normas municipais.
Durante a operação, os agentes orientaram os responsáveis para que não comercializem bebidas em recipientes de vidro, não realizem atividades comerciais irregulares e não divulguem publicidade sem autorização prévia. Também foi proibido o uso de marquises e sacadas como camarotes improvisados, além da utilização de equipamentos sonoros sem licença da Sedur.
Segundo o secretário da pasta, Sosthenes Macêdo, o trabalho preventivo é fundamental para o sucesso do evento. “As ações antecipadas garantem o ordenamento urbano e permitem que a Festa do Bonfim aconteça de forma tranquila, segura e acessível para todos”, afirmou.
No dia da celebração, a fiscalização será reforçada em todo o percurso da Lavagem do Bonfim, com equipes atuando de forma permanente para coibir irregularidades.
Prevenção da raiva em animais
Paralelamente às ações de ordenamento urbano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também intensificou a prevenção contra a raiva em cães e gatos nos circuitos do Carnaval e em pontos turísticos da capital.
A iniciativa ocorre até o dia 10 de fevereiro, das 8h às 13h, em distritos sanitários como Itapuã, Boca do Rio, Barra, Centro Histórico, Itapagipe e Subúrbio. Duplas volantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam abordagens educativas para orientar tutores sobre a importância da vacinação antirrábica.
“A vacinação é a principal forma de prevenção de uma doença que tem 100% de letalidade. Salvador já registrou casos de raiva em morcegos, o que aumenta o risco para cães e gatos”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva do CCZ.
Além das ações itinerantes, a vacina antirrábica está disponível gratuitamente em cerca de 100 postos de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Com as duas frentes de atuação — fiscalização urbana e cuidado com a saúde animal —, a Prefeitura busca garantir que o período de grandes eventos religiosos e turísticos ocorra de forma segura para moradores, visitantes e animais.



Comentários: