Lavagem do Bonfim ganha painéis artísticos, pórticos temáticos e vira novo Caminho da Fé em Salvador

Prefeitura implanta obras de arte, pórticos e sinalizações no percurso da tradicional procissão em Salvador

Salvador
Lavagem do Bonfim ganha painéis artísticos, pórticos temáticos e vira novo Caminho da Fé em Salvador
Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

A Lavagem do Bonfim deste ano contará com uma série de novidades visuais e estruturais ao longo do seu tradicional trajeto em Salvador. A Prefeitura implantou painéis artísticos, pórticos temáticos e sinalizações especiais que reforçam o conceito do “Caminho da Fé”, ligando importantes templos religiosos da capital baiana.

Os painéis fazem referência ao Senhor do Bonfim, à Santa Dulce dos Pobres e à Nossa Senhora da Conceição da Praia. Após o encerramento dos festejos, as obras permanecerão fixas na cidade, consolidando o percurso religioso que conecta as Basílicas da Conceição da Praia e do Senhor do Bonfim, passando pelo Santuário de Santa Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que também instalou galhardetes ao longo do percurso informando a distância percorrida pelos fiéis durante a caminhada de mais de sete quilômetros.

O trajeto ainda conta com dois pórticos temáticos nas cores azul e branco, posicionados no início da procissão, na Rua Miguel Calmon, no Comércio, e no final, na Subida da Colina Sagrada. Além do aspecto simbólico, os pórticos ajudam na climatização do ambiente, reduzindo a sensação térmica durante a caminhada.

Para reforçar o conforto dos fiéis, carros-pipa também estão distribuídos ao longo do percurso com a função de refrescar o público. A Secult apoia integralmente a programação oficial da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, que segue até o domingo (18).

Segundo o diretor de Turismo da Prefeitura, Gegê Magalhães, as ações unem fé, identidade e arte, fortalecendo o turismo religioso na capital.

“A religião representa muito para o povo soteropolitano e para a Bahia. Representar a fé através da arte é valorizar nossa identidade e nossa história”, afirmou.

Os oito painéis artísticos estão sendo produzidos pelo artista plástico Francisco KMJ, autor do mural da Rua Chile. As obras estão distribuídas com distância média de 500 metros entre si, sendo a primeira instalada nas imediações do Trapiche Barnabé, no Comércio.

O artista destacou a emoção do público ao acompanhar a produção das peças, ressaltando o impacto cultural e simbólico do projeto.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.