Lavagem do Bonfim: Entenda por que festa consolidou Bahia no topo do turismo

Celebração religiosa abre calendário de festas populares do ano

Bahia Salvador
Lavagem do Bonfim: Entenda por que festa consolidou Bahia no topo do turismo
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Lavagem do Bonfim, que ocorre em Salvador, reafirma sua posição como a maior manifestação religiosa católica da Bahia e uma das mais importantes do Brasil. 

O secretário de Turismo (Setur), Mauricio Bacelar, foi um dos nomes da comitiva do governo estadual que esteve presente no cortejo cívico. Para ele, as celebrações vão além da fé e se transformou em uma força cultural do estado.

“Nós estamos hoje aqui na maior manifestação religiosa católica da Bahia, uma das maiores do Brasil, que são as festividades ao Senhor do Bonfim. É também uma demonstração da força cultural do Estado”, disse ele.

Sincretismo religioso e identidade cultural

O evento é o maior exemplo do sincretismo religioso, segundo afirmou o titular da Setur. 

Enquanto os católicos celebram o Senhor do Bonfim, o povo baiano também presta homenagens ao Orixá Oxalá.

“Por conta do nosso secretismo religioso, quando também festejamos a Oxalá, por conta disso, estamos todos aqui vestidos de branco”, afirmou Bacelar. 

Bloco AgôBahia

Antes do início do cortejo, o secretário disse que caminharia ao lado do Trade Turístico no bloco AgôBahia.

“Nós vamos pedir ao Senhor do Bonfim, a Oxalá, que continue nos iluminando na direção de uma atividade turística que gere emprego e renda para os baianos”, concluiu. 

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.