Lavagem do Bonfim deve reunir mais de 1 milhão de pessoas e confirma Salvador como capital do verão

Festa religiosa movimenta a Cidade Baixa, fortalece o turismo e consolida Salvador como capital do verão

Política Salvador
Lavagem do Bonfim deve reunir mais de 1 milhão de pessoas e confirma Salvador como capital do verão
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

A Lavagem do Bonfim voltou a transformar Salvador em um dos principais palcos do verão brasileiro. Realizada nesta quinta-feira (15), a tradicional caminhada de fé, cultura e sincretismo religioso deve reunir mais de 1 milhão de pessoas ao longo do trajeto entre o Comércio e a Colina Sagrada, segundo projeção da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

O evento, que é um dos maiores símbolos da identidade cultural da capital baiana, reforça Salvador como um dos destinos turísticos mais procurados do país durante a alta temporada.

Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, a Lavagem do Bonfim é um dos principais eventos do calendário da cidade. “Essa é uma festa que demonstra a força do nosso sincretismo religioso e da fé do povo baiano. A gente deve receber mais de 1 milhão de pessoas nesse evento, que é um dos mais importantes de Salvador”, afirmou.

Segundo ele, o bom desempenho da festa também reflete diretamente nos indicadores do turismo. Salvador vem registrando alta procura desde setembro, passando por eventos como o Salvador Capital Afro, o Festival Virada e agora a Lavagem do Bonfim, consolidando a cidade como um dos principais destinos do verão brasileiro.

“Estamos muito felizes com os resultados e já nos preparando para entregar o maior Carnaval da história da cidade, com uma grande homenagem ao samba, que completa 110 anos”, destacou Isaac.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, também ressaltou o crescimento da participação popular. “A cada ano parece que tem mais gente. A rua ficou pequena. Isso mostra a força da fé e da identidade cultural do povo de Salvador”, disse.

Ela destacou ainda o simbolismo da festa para o início do ano. “Mais do que uma festa popular, é um momento de renovação da fé. É a nossa identidade cultural e espiritual”, completou.

O diretor de Artes e Fomento Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), George Vladimir, também observou o aumento do público em relação ao ano anterior. Segundo ele, a edição deste ano mostra uma adesão popular ainda mais forte e um nível elevado de organização.

“A festa cresceu muito. Está muito bem preparada, organizada e com apoio das equipes da Saltur e da Secult. A Lavagem do Bonfim está sendo um grande sucesso”, afirmou.

Além de fortalecer a fé e a cultura, a Lavagem do Bonfim consolida Salvador como vitrine internacional do verão brasileiro, impulsionando o turismo, a economia criativa e a imagem da cidade para o mundo.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.