João Fonseca e Marcelo Melo vencem na estreia do Rio Open e animam torcida
Parceria venceu por 6/4 e 6/4 na Quadra Guga Kuerten e aguarda definição do próximo adversário no torneio ATP 500

O jovem carioca João Fonseca, de 19 anos, e o experiente mineiro Marcelo Melo, de 42, estrearam com vitória no torneio de duplas do Rio Open. Na tarde desta segunda-feira (16), eles derrotaram a parceria do argentino Ramón Burruchaga com o italiano Andrea Pellegrino por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
A partida foi disputada na Quadra Guga Kuerten, principal do Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.
Principal nome do tênis brasileiro na atualidade, João ocupa a 38ª posição no ranking de simples da ATP, mas não tem como especialidade as duplas — situação semelhante à dos adversários. Marcelo, por sua vez, é o número 59 do mundo na modalidade e já foi líder do ranking em 2015. O mineiro também chega embalado por ter sido campeão do torneio em 2025 ao lado de Rafael Matos.
Mudança de última hora
Inicialmente, os brasileiros enfrentariam o bósnio Damir Dzumhur e o francês Alexandre Müller. No entanto, minutos antes do início do jogo, a organização informou a desistência de Müller por causa de uma distensão muscular.
Com isso, Burruchaga e Pellegrino foram chamados para a partida. O argentino também disputa a chave principal de simples, enquanto o italiano foi eliminado no qualifying.
Próximo desafio
Nas quartas de final, a dupla brasileira enfrentará os vencedores do confronto entre os argentinos Andrés Molteni e Máximo González contra o equatoriano Gonzalo Escobar e o holandês Jean‑Julien Rojer. A data do jogo ainda será confirmada.
João também joga simples
Além das duplas, João Fonseca está na chave de simples e fará uma estreia 100% brasileira contra Thiago Monteiro. A partida está prevista para esta terça-feira (17), com horário e quadra a serem definidos.
Sobre o torneio
Disputado desde 2014, o Rio Open é um evento nível 500 da ATP, o terceiro mais importante do circuito, atrás apenas dos torneios Masters 1000 e dos Grand Slams — Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open.



Comentários: