Jerônimo visita obras do VLT, que avançam com a instalação dos trilhos

Bahia Política
Jerônimo visita obras do VLT, que avançam com a instalação dos trilhos
Foto: Joá Souza / GOVBA

A implantação do VLT de Salvador segue em ritmo acelerado, com previsão de testes iniciais para 2026. O projeto, que está sendo desenvolvido pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), teve uma nova etapa vistoriada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) na manhã deste domingo (23), na Estação Calçada.

O modal, que terá 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas, possui um orçamento superior a R$ 5 bilhões. “Já estivemos aqui várias vezes, mas hoje estou bastante animado. Os trilhos já estão sendo assentados”, celebrou Jerônimo.

O diretor de Obras da CTB, Eracy Lafuente, destacou os progressos no projeto. “Em menos de 8 meses, conseguimos realizar os primeiros assentamentos de trilhos em uma linha de estacionamento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo da obra, que está sem precedentes no Brasil no que se refere à evolução de obras metroviárias”, afirmou.

Com capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, o VLT promete oferecer um transporte rápido, seguro e confortável, além de impulsionar o desenvolvimento econômico de Salvador e sua região metropolitana.

“Quero agradecer à população do Subúrbio pela compreensão. Nenhuma reforma ocorre sem algum transtorno, mas em breve todos irão ver os benefícios. Logo, todos poderão ver os trens e os vagões circulando sobre esses trilhos”, concluiu o governador.

Após oito meses de obra na Calçada, a execução do projeto já atingiu 12,8% do total planejado para o Trecho 1. “Além dos trilhos, estamos realizando o assentamento de dutos de energia e telecomunicações. Estamos otimistas com o andamento e esperamos uma entrega rápida para a população do Subúrbio. Nossa meta é finalizar a funcionalidade do pátio até dezembro deste ano, para receber o primeiro trem da CAF”, explicou Eracy.

Recondicionamento técnico

Na quarta-feira (19), Jerônimo Rodrigues visitou a revisão técnica dos trens do VLT em São Paulo, que foram adquiridos do Governo de Mato Grosso. “Fiquei impressionado com a qualidade dos veículos e o trabalho da empresa espanhola. O primeiro trem deve chegar a Salvador até o início de 2026, quando serão realizados os testes dinâmicos”, afirmou o governador.

Uma equipe de engenheiros e técnicos tem trabalhado na atualização dos trens, que envolve a checagem de componentes como a carroceria, motores e parte interna das composições. Além disso, estão sendo substituídos itens como borrachas, baterias e pintura, além de testes em todos os sistemas mecânicos e elétricos.

Progresso das obras

Até o momento, 63 carretas, transportando 3036 barras de trilhos (44.874 metros), já chegaram a Salvador. Equipamentos elétricos, como cubículos de média tensão, bobinas de cabos e postes, também foram entregues à cidade.

No Trecho 1, que vai da Ilha de São João à Calçada, os trabalhos continuam, com serviços de terraplenagem, drenagem, contenção da via e testes dos equipamentos elétricos adquiridos do Governo de Mato Grosso. No Trecho 2, que abrange o trajeto entre Paripe e Águas Claras, as obras estão concentradas na área entre a rótula de acesso ao Hospital do Subúrbio e o Terminal de Integração de Águas Claras, com 9,25% das atividades já concluídas.

O Trecho 3, que conecta Águas Claras a Piatã e integra com o Bairro da Paz, está na fase inicial da construção.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.