Jerônimo visita Central de Apoio aos Catadores e reforça apoio a trabalhadores no Carnaval
Em 2025, foram coletadas 175 toneladas de materiais recicláveis. A expectativa é que nestes sete dias esse número seja superado

Nesta sexta-feira (13), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado pela primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, visitou a Central de Apoio aos Catadores instalada em Ondina e acompanhou de perto as ações montadas para garantir mais dignidade, renda e segurança para esses trabalhadores durante a folia.
Durante a visita, o líder do Executivo baiano reforçou a importância da ação. “Vim ver de perto, porque acredito na causa e também para apoiar esses profissionais que antes não tinham visibilidade. Eles realizam o trabalho com dedicação, garantem sua renda e prestam um serviço ambiental essencial, mostrando a importância desse grupo”, destacou Jerônimo.
O titular da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou que o objetivo é fortalecer as cooperativas de catadores de materiais recicláveis e ação dos trabalhadores que estão nas ruas. “Estamos entregando equipamentos de proteção individual em todas as unidades e fazendo o pagamento na hora, diretamente ao trabalhador para garantir visibilidade e valorização”.
Materiais recicláveis coletados
Em 2025, foram coletadas 175 toneladas de materiais recicláveis. A expectativa é que nestes sete dias esse número seja superado. Com investimento de quase R$ 5,7 milhões, 12 centrais foram montadas em pontos estratégicos da cidade, como Ondina, Barra, Campo Grande, Cajazeiras e Amaralina.
Os espaços funcionam como ecopontos, onde os catadores vendem latinhas por preços justos e contam com fardamento, equipamentos de proteção individual (EPIs), alimentação, água, além de locais para higiene e descanso. As mulheres ainda contam com massagem e salão de beleza, entre outras iniciativas.
A meta é atender cerca de 4 mil trabalhadores, fortalecendo a reciclagem e garantindo renda durante a festa.
Público assistido
Outras categorias também têm sido acolhidas, como cordeiros, ambulantes, mototaxistas, motoristas de trios elétricos, operadores de som, rhodes e músicos, para que possamos assegurar trabalho decente para quem constrói esse mega evento.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai distribuir 21 mil refeições neste período de festa aos catadores, reforçando o programa de segurança alimentar, e ampliando as ações de acolhimento a estes trabalhadores.



Comentários: