Jerônimo Rodrigues recebe nova direção da Ford para discutir expansão no Centro de Engenharia em Camaçari

Política
Jerônimo Rodrigues recebe nova direção da Ford para discutir expansão no Centro de Engenharia em Camaçari
Fotos: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, na tarde desta segunda-feira (25), o novo diretor de relações governamentais da Ford na América do Sul, Carlos Galmarini. O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e teve como pauta os projetos do Centro de Engenharia da Ford Brasil, localizado no Cimatec Park, em Camaçari.

“Para nós, é uma grande satisfação contar com a equipe de inteligência e desenvolvimento automotivo da Ford aqui na Bahia. Em 2023, isso representou meio bilhão de reais em exportação de tecnologia. Além disso, a Ford emprega mais de duas mil pessoas, estreitando sua parceria com o Cimatec”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

A chegada de Carlos Galmarini à direção de relações governamentais da Ford coincide com um momento de fortalecimento do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da montadora no Brasil. Este centro, que hoje desenvolve 85% dos produtos da Ford globalmente, tem se destacado no avanço de tecnologias, como a One Pedal Drive, que permite dirigir o Mustang Mach-E, um modelo elétrico, utilizando apenas o acelerador. Essa inovação foi criada pela equipe brasileira.

“O centro tem experimentado um crescimento significativo no desenvolvimento de tecnologias globais. Acreditamos que há um grande potencial de expansão aqui. Por isso, estamos investindo, em parceria com o Cimatec, na construção de um novo prédio que abrigará mais espaços dedicados ao desenvolvimento de nossa equipe e engenheiros no Brasil”, detalhou Galmarini.

Apesar da suspensão da produção de veículos da Ford no Brasil em 2021, a montadora mantém operações importantes no país, incluindo a sede em Camaçari e o hub de inovação em Salvador. Além disso, possui o Centro de Testes em Tatuí, São Paulo, um dos maiores da América Latina para o desenvolvimento de veículos.

Em Camaçari, 1.500 profissionais trabalham no desenvolvimento de tecnologias de software, motores e eletrificação de veículos que são comercializados globalmente. Atualmente, seis prédios são utilizados pela Ford na região, com a construção de um novo espaço, prevista para ser entregue até 2026, que contará com laboratórios de desenvolvimento e áreas de treinamento para os funcionários.

Renovação de Frota do Estado

Na ocasião, também foi formalizada a entrega de três novos veículos híbridos da Ford ao Governo do Estado, em regime de comodato. Os automóveis serão destinados ao uso em Salvador e em Brasília.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.