Jerônimo Rodrigues comenta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22)
Governador destacou crescimento em relação a levantamentos anteriores e criticou pesquisa para o Senado que excluiu nomes do PT.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou nesta segunda-feira (22) a pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Real Time Big Data, que aponta empate técnico entre ele e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), possível adversário na disputa pelo Palácio de Ondina em 2026.
Segundo Jerônimo, o resultado reflete uma evolução em relação a levantamentos anteriores.
“O que eu vi foi uma pesquisa com empate técnico. Ele já vinha à frente nesses levantamentos. Até agora, em pesquisas anteriores, eu aparecia em posição bem desvantajosa, e essa já é a segunda ou terceira pesquisa que mostra nosso crescimento de forma amadurecida”, afirmou o governador em entrevista ao bahia.ba.
Crescimento político e cenário nacional
Jerônimo ressaltou que pesquisas são retratos de momento e destacou avanços também no campo nacional:
“A pesquisa é relativa ao momento. Eu espero que essa consolidação se confirme. Vemos o presidente Lula melhorando, indicadores positivos e também senadores se conformando bem. O que percebo é o crescimento nosso, inclusive na capital, onde essa pesquisa foi feita, mas que pode estar acontecendo de forma mais ampla”, ponderou.
Críticas à pesquisa para o Senado
O governador também comentou a parte do levantamento que avaliou a disputa para o Senado em 2026, envolvendo o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o senador Angelo Coronel (PSD-BA).
“Sinceramente, eu não entendi porquê na pesquisa para o Senado só apareceu dois nomes, que foram Rui e Coronel. Até porque, se fosse seguir a lógica, seria Jaques Wagner e [Angelo] Coronel. Se quisessem testar com Rui, poderiam fazer de outra forma”, questionou.
Apesar da crítica, Jerônimo elogiou o correligionário:
“Eu vi uma performance boa de Rui. Bateu um bom percentual. Eu não estou com a cabeça quente com isso, não, pois ainda estamos trabalhando e tenho certeza que iremos encontrar uma boa alternativa para os partidos e para a Bahia”, completou.
Cenário de bastidores para 2026
De acordo com a pesquisa, Rui Costa aparece com 26% das intenções de voto, seguido por Angelo Coronel, com 17%. O ministro já admite publicamente a disposição de concorrer ao Senado, enquanto Coronel tenta assegurar espaço na chapa majoritária do PT.
Nos bastidores, cresce a possibilidade de uma composição “puro-sangue” do PT para 2026, com Jerônimo Rodrigues candidato à reeleição, Jaques Wagner disputando novamente o Senado e Rui Costa também entrando na corrida pela vaga.
Comentários: