Jerônimo revela posicionamento sobre PEC da redução da jornada de trabalho; confira
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se posicionou, nesta quarta-feira (13), sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa a redução da jornada de trabalho no Brasil. O projeto, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), prevê a diminuição da carga horária máxima semanal de 44 horas para 36 horas, acabando com a chamada escala “6×1”, quando o trabalhador labuta seis dias na semana.
Segundo Jerônimo, o Brasil tem a opção de se juntar a diversos outros países do mundo, em que a jornada de trabalho é limitada a, no máximo, quatro ou cinco dias da semana. O governador ponderou, por outro lado, que a mudança deve ser debatida para não impactar a produção econômica brasileira.
“Existe uma preocupação no que diz respeito ao zelo e ao cuidado, porque, em outros países, a carga horária de trabalho é humanizada. Então, eu tenho certeza que o Congresso encontrará uma saída, para que não haja prejuízos econômicos, mas que também não haja a continuidade de um cenário onde a classe trabalhadora não tem a oportunidade de um lazer, de um descanso, de cuidar da família e da saúde”, afirmou o governador.
Jerônimo também declarou que está acompanhando o andamento das discussões no Congresso Nacional e afirmou esperar que os deputados debatam o tema de maneira adequada.
“Eu tenho boa expectativa. Estou acompanhando a assinatura do documento para o encaminhamento do Congresso e espero que se faça um bom debate sobre isso”, concluiu o petista.
Comentários: