Jerônimo quer usar empréstimo do Governo Wagner para viabilizar VLT no Comércio

Jerônimo quer usar empréstimo do Governo Wagner para viabilizar VLT no Comércio
Foto: Divulgação / GOVBA

Por Lula Bonfim

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quinta-feira (24), um projeto de lei que visa alterar uma legislação aprovada em 2014. A ideia é utilizar parte dos recursos oriundos de um empréstimo do último ano do governo de Jaques Wagner (PT), no valor de R$ 800 milhões, para viabilizar a implantação do trecho 4 do VLT de Salvador, entre a Calçada e o Comércio.

Originalmente, os recursos desse empréstimo seriam destinados 100% à implantação do chamado “tramo 3” da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). Esse traçado, porém, já foi concluído, com as inaugurações das estações de metrô nos bairros de Campinas e de Águas Claras.

Com a conclusão dessas estações, o governo da Bahia agora busca legalizar a utilização dos recursos restantes em outro projeto de mobilidade urbana. No caso, o VLT de Salvador, uma velha promessa da gestão estadual para a cidade.

O projeto do VLT que já se encontra em implantação possui três trechos, sendo da Calçada à Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras à orla de Piatã. Entretanto, a gestão estadual já prevê a ampliação desse traçado, levando o modal até o Comércio.

Recentemente, o governo da Bahia conseguiu recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a elaboração desse projeto, que deve levar o VLT, a partir da Calçada, tanto ao Comércio quanto ao bairro da Ribeira, na Península de Itapagipe.

Agora, caso o projeto de lei seja aprovado para a Alba, o governo Jerônimo terá recursos não só para a elaboração do projeto, mas também para a execução dele.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.