Jerônimo quer analisar plano de investimentos da Coelba antes de nova concessão

Governador também diz que renovação de concessão cabe ao governo federal

Bahia
Jerônimo quer analisar plano de investimentos da Coelba antes de nova concessão
Foto: Joá Souza/GOVBA

Por Gabriela Araújo

Próximo do vencimento da concessão com a energia elétrica, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) diz que se sentará com os representantes da Neoenergia Coelba para tratar sobre o plano de investimento da empresa. 

“Nessa próxima semana ou na outra, eu os receberei. Eles dizem que tem um plano de investimento e eu quero saber onde é que está a oferta deles para saber se a minha demanda está aí. Eu quero botar na mesa e olhar”, afirmou o gestor estadual.

LEIA TAMBÉM: Governador promete apuração no caso do jovem assassinado por policial militar no Alto de Ondina

Na manhã desta quarta-feira, 4, durante a Operação Verão, o chefe do Executivo estadual contou que já se reuniu com o grupo em Brasília, a pedido do presidente Lula (PT), mas reforçou o desejo de sentar à mesa com os executivos em seu gabinete. 

“Ontem, o presidente Lula recebeu o grupo e eu estava em Brasília. E o presidente disse: ‘olha tem como você recebê-los?’. E eu não podia dizer não. [Mas] eu quero recebê-los aqui em meu gabinete, eu preciso tratar com o grupo Neoenergia Coelba, no meu gabinete. […]”, disse. 

Jerônimo também explicou aos jornalistas que a concessão da energia não cabe ao governo estadual e, sim, ao federal. 

“O novo processo da concessão em 2026 não é minha. Quem faz a concessão é o governo federal. Eu não faço a concessão do setor de energia, mas eu quero botar na mesa do presidente Lula, o que eu coloquei desde o primeiro dia do meu governo”, declarou. 

“Eu sou o maior cliente da Coelba. Não dá para a gente inaugurar uma escola e suspender porque faltou energia ou inaugurar um hospital, deu problema colocar um gerador. Não dá para trabalhar assim. O Estado paga os serviços em dias, por isso, a gente exige respeito de qualquer empresa que atue aqui”, continuou. 

As declarações do petista devem-se a um relatório emitido pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que recomendou a não renovação da concessão do serviço da Neoenergia Coelba para 2026.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.