Jerônimo prevê licitação para compra de ferry-boats em até 20 dias

Jerônimo prevê licitação para compra de ferry-boats em até 20 dias
Foto: Divulgação

A travessia Salvador-Itaparica deve ganhar novos ferry-boats a partir de 2025. Essa previsão foi feita na manhã desta quinta-feira (24) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante entrevista na Rádio Sociedade da Bahia. De acordo com ele, a tendência é que uma licitação para a compra dos equipamentos deva ser lançada nos próximos 20 dias.

O governo do estado tenta adquirir dois novos ferries, com capacidade de 200 carros cada um, visando diminuir as grandes filas que costumam se formar nos terminais de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, em Itaparica. 

“Eu espero que, nos próximos 15 ou 20 dias, eu possa publicizar uma licitação para a compra de mais dois ferry-boats”, declarou Jerônimo.

“A fila é de carros. E os nossos ferries não têm capacidade de absorver uma viagem com 200 carros. A gente fica carregando 20, 30, 40 e, com isso, a fila é sem fim. E esses dois, cada um terá capacidade de 200 automóveis”, acrescentou o governador.

Jerônimo ponderou que, no verão de 2025, a dificuldade na travessia, devido à formação de filas, deve permanecer. Isso porque, caso tudo ocorra dentro do prazo, a melhor hipótese é que as embarcações cheguem a partir do próximo mês de março.

“Isso é em março. Enquanto não acontece a chegada dos ferries, eu estarei indo lá em São Joaquim, para ver se a gente consegue garantir que, nesse verão, a gente não possa sofrer tanto. Mas sabendo já que teremos [filas]”, lamentou o gestor estadual.

Ainda segundo Jerônimo, a construção iminente da ponte Salvador-Itaparica não elimina a necessidade do governo cuidar da travessia realizada através dos ferry-boats. O governador, porém, apontou que tem dificuldade na renovação da frota, já que esse tipo de embarcação só é produzida na Europa.

“A ponte, quando a obra iniciar, é coisa de cinco anos. Eu continuarei precisando de ferry-boats. E tendo uma dificuldade, porque a gente não tem fábrica de ferry-boats na América. É no extremo da Europa, em Atenas, Grécia”, explicou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.