Jerônimo participa de plenária com Lula para criação de ações contra tarifaço dos EUA
Governador da Bahia reforça união federativa para enfrentar medidas dos EUA e comemora saída do Brasil do Mapa da Fome

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (5), durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), em Brasília. O encontro, realizado no Palácio do Itamaraty, reuniu ministros, governadores, especialistas e lideranças sociais para discutir propostas estratégicas de desenvolvimento com foco em sustentabilidade, inclusão e justiça social.
Na ocasião, Lula empossou a nova composição do colegiado, que atuará pelos próximos dois anos como órgão consultivo da Presidência da República. Também foram apresentados resultados de grupos temáticos, firmados decretos e acordos de cooperação baseados nas propostas do Conselhão.
Durante o evento, o presidente Lula criticou duramente as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Considerando a medida como “lastimável”, Lula disse que não pretende tratar do tema diretamente com o presidente Donald Trump, mas pretende convidá-lo à COP30, que será realizada no Brasil.
Bahia alerta para impactos no Nordeste
Representando o Nordeste, Jerônimo Rodrigues destacou a necessidade de ação conjunta para enfrentar o tarifaço. “Alertamos sobre os impactos dessas tarifas e buscamos alternativas junto ao governo federal para proteger setores produtivos do Nordeste”, declarou.
O governador ainda celebrou a saída do Brasil do Mapa da Fome. “Esse avanço é fruto da união nacional e de políticas públicas como o programa Bahia Sem Fome, que já transforma a realidade de milhares de famílias no nosso estado”, reforçou.
Temas estratégicos da plenária
A plenária do CDESS foi organizada em blocos temáticos que entregaram propostas para áreas-chave como:
- Educação e infância
- Cidadania e direitos
- Reparação e igualdade racial
- Meio ambiente e transição digital
- Desenvolvimento econômico sustentável
O vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) também participaram ativamente das discussões.
Comentários: