Jerônimo destaca cultura e inclusão na abertura do Carnaval do Pelourinho

Programação reúne mais de 150 atrações e reforça caráter familiar e cultural do Carnaval no Centro Histórico de Salvador

Jerônimo destaca cultura e inclusão na abertura do Carnaval do Pelourinho
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A abertura das atrações do Carnaval de Salvador no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana, foi marcada pela presença do governador Jerônimo Rodrigues e do vice-governador Geraldo Júnior, nesta sexta-feira (13). O evento reforçou o papel do circuito Batatinha como espaço cultural e familiar dentro da programação da folia.

“Estamos apresentando ao Brasil o carnaval do Pelourinho. Um carnaval das crianças, dos idosos, das pessoas com deficiência. É aqui que está a nossa raiz, a nossa história e a nossa forma de entender o mundo”, destacou o governador.

O Governo da Bahia destinou mais de R$ 3 milhões para a programação do Pelô, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), garantindo a contratação de 87 atrações. Segundo o secretário Bruno Monteiro, o circuito tem papel estratégico na valorização da diversidade cultural.

“Pelourinho é o lugar onde celebramos a cada ano um carnaval mais diverso do ponto de vista de ritmos, de atrações e de públicos. São cinco dias de festa, mais de 150 atrações e 250 horas de música, desde os bailinhos infantis aos palcos. Um lugar que respira a arte”, pontuou.

O público também destacou o clima familiar da festa. O motorista de trio elétrico Adalberto Soares, que levou familiares de São Paulo para o circuito, ressaltou a tradição de aproveitar o Carnaval no local.

“Eles não poderiam deixar de aproveitar esse cenário maravilhoso da nossa Bahia. Já é minha tradição curtir o carnaval aqui pela tranquilidade, atrações que eu gosto e esse clima familiar”, afirmou.

A abertura contou com apresentações de Rachel Reis, que recebeu Os Gilsons como convidados, além de DJ Prettin D’King e Márcia Short, que se apresentou com Lazzo Matumbi e Aloísio Menezes.

Ações de cuidado e cidadania

Além da programação cultural, o governo estadual promove ações de cidadania no circuito, como a unidade móvel do Centro Nelson Mandela, a Tenda Oxe, Me Respeite, a campanha “Se liga ou eu ligo 180” e o projeto Cuidar de Quem Cuida, voltado às trabalhadoras da festa. As iniciativas reforçam o compromisso com a promoção de um Carnaval mais seguro e com o enfrentamento às violações de direitos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.