Jerônimo designa servidores para verificar condições dos trens de VLT adquiridos junto ao Mato Grosso
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), em decreto assinado na última sexta-feira (13), designou dois servidores estaduais para verificar as condições dos trens de VLT que foram adquiridos pelo governo baiano junto à gestão estadual mato-grossense.
Os servidores escolhidos, conforme o decreto, foram Carlos Antônio Araújo Bastos e Vinícius Ivo Tavares Vasconcelos. Os dois devem ir até Hortolândia, no interior de São Paulo, onde os trens passam por reparos em uma unidade da CAF, empresa que produziu o equipamento e vendeu para o Mato Grosso em 2012.
Os reparos foram solicitados pelo governo da Bahia, devido aos cerca de 11 anos em que o equipamento se encontrava parado no Mato Grosso. Além isso, Jerônimo também pediu que fossem realizadas adaptações nos trens de VLT, voltadas a atender às características praieiras do Subúrbio Ferroviário.
A expectativa é que os trens do VLT cheguem à Bahia no segundo semestre de 2025. Mas sua circulação comercial, por outro lado, deve ser dar apenas a partir de 2027, quando está previsto para que fiquem prontos os dois primeiros trecho do modal, correspondentes a parte do Subúrbio Ferroviário — da Calçada à Ilha de São João; e de Paripe a Águas Claras.
No total, a Bahia paragará pelos trens do VLT o valor de R$ 820 milhões, dividido em quatro parcelas anuais: começando por 31 de dezembro de 2024 e se encerrando em 31 de dezembro de 2027.
Comentários: