Jerônimo designa servidores para verificar condições dos trens de VLT adquiridos junto ao Mato Grosso

Jerônimo designa servidores para verificar condições dos trens de VLT adquiridos junto ao Mato Grosso
Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), em decreto assinado na última sexta-feira (13), designou dois servidores estaduais para verificar as condições dos trens de VLT que foram adquiridos pelo governo baiano junto à gestão estadual mato-grossense.

Os servidores escolhidos, conforme o decreto, foram Carlos Antônio Araújo Bastos e Vinícius Ivo Tavares Vasconcelos. Os dois devem ir até Hortolândia, no interior de São Paulo, onde os trens passam por reparos em uma unidade da CAF, empresa que produziu o equipamento e vendeu para o Mato Grosso em 2012.

Os reparos foram solicitados pelo governo da Bahia, devido aos cerca de 11 anos em que o equipamento se encontrava parado no Mato Grosso. Além isso, Jerônimo também pediu que fossem realizadas adaptações nos trens de VLT, voltadas a atender às características praieiras do Subúrbio Ferroviário.

A expectativa é que os trens do VLT cheguem à Bahia no segundo semestre de 2025. Mas sua circulação comercial, por outro lado, deve ser dar apenas a partir de 2027, quando está previsto para que fiquem prontos os dois primeiros trecho do modal, correspondentes a parte do Subúrbio Ferroviário — da Calçada à Ilha de São João; e de Paripe a Águas Claras.

No total, a Bahia paragará pelos trens do VLT o valor de R$ 820 milhões, dividido em quatro parcelas anuais: começando por 31 de dezembro de 2024 e se encerrando em 31 de dezembro de 2027.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.