Ivana Bastos recebe Academia de Letras da Bahia e anuncia novidades literárias na ALBA

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia destaca incentivo à leitura e modernização do selo ALBA Cultural com e-books e novos projetos.

Bahia Política
Ivana Bastos recebe Academia de Letras da Bahia e anuncia novidades literárias na ALBA
Foto: VannerCasaes/AgênciaALBA

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), uma comitiva da Academia de Letras da Bahia (ALB) em um encontro marcado pela celebração da cultura e incentivo à literatura baiana. A visita reforçou uma tradição de 27 anos de diálogo entre a Assembleia e a Academia, com a chegada da primeira mulher à presidência do Legislativo baiano em 190 anos.

“É uma visita de cortesia, mantendo essa tradição de diálogo. Viemos estreitar laços, principalmente com a primeira mulher na Presidência da Assembleia”, destacou o presidente da ALB, o escritor Aleilton Fonseca.

Durante o encontro, Ivana Bastos se mostrou entusiasmada com as ideias apresentadas pelo coordenador do selo ALBA Cultural, jornalista Paulo Bina, especialmente a proposta de incluir livros digitais (e-books) nas publicações conjuntas com a Academia. “Mas não podemos abrir mão dos livros impressos, que são muito requisitados nas Feiras Literárias. Recebemos muitos pedidos semanalmente”, ressaltou a presidente, sob aplausos dos membros da ALB. Ela ainda enfatizou a importância de incentivar a leitura desde a escola, reforçando a atuação da Assembleia em ações culturais e educativas.

Selo ALBA Cultural e projetos futuros

O convênio entre a Assembleia e a Academia, iniciado em 1998, já resultou na publicação de mais de 80 livros pelo selo ALBA Cultural, braço literário do Legislativo. Além disso, a TV ALBA exibe quinzenalmente um programa de entrevistas produzido pela ALB, com personalidades da literatura, teatro, música e artes visuais.

Aleilton Fonseca adiantou que os planos para o futuro incluem a produção de documentários e a criação de antologias escolares com autores baianos contemporâneos. “Estou de coração aberto”, disse Ivana Bastos, reafirmando seu compromisso com a cultura e o fortalecimento da leitura no estado.

Participantes e apoios

Além de Aleilton Fonseca, a comitiva contou com os acadêmicos Décio Torres Cruz, Lia Robatto, Heloísa Prazeres, Emiliano José e Nelson Cerqueira. O encontro também reuniu deputados e deputadas da ALBA, incluindo Marcelino Galo, Zé Raimundo, Fátima Nunes e Olívia Santana, além do jornalista Luiz Fernando, chefe da Assessoria de Imprensa da Assembleia.

Durante o encontro, os parlamentares reforçaram o apoio à literatura e à cultura. Zé Raimundo lembrou a parceria da ALBA com a Feira Literária de Mucugê, enquanto Olívia Santana anunciou uma emenda parlamentar destinada à entidade e conclamou seus pares a reforçarem o incentivo às iniciativas culturais.

O encontro simboliza não apenas a valorização da literatura baiana, mas também o compromisso da Assembleia Legislativa da Bahia em promover cultura, educação e inovação, tornando a leitura mais acessível e moderna, sem abrir mão da tradição dos livros impressos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.