Ivana Bastos celebra entrega de título de Cidadão Baiano a Péricles
Presidente da Alba ressalta relação entre cantor e Bahia

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), celebrou a entrega do título de Cidadão Baiano, uma das mais altas honrárias da Casa, ao cantor Péricles, na tarde desta quinta-feira (16). A comenda foi fruto de uma proposição do deputado estadual Luciano Simões Filho (União Brasil).
Ivana ressaltou que o laço oficializado com a entrega do título, mas já existia por meio da relação estabelecida entre o cantor e a terra.
“A Bahia o recebe oficialmente como filho, mas, na verdade, esse laço já existia há muito tempo”, detacou a presidente da Alba.
Ivana Bastos citou ainda a gravação do DVD ‘Mensageiro do Amor’, em 2019, na Arena Fonte Nova, como um claro exemplo da forte relação entre o artista e os baianos. “Um verdadeiro encontro de corações que batiam no mesmo compasso. E como se não bastasse o espetáculo, a mensagem se multiplicou: a ternura em forma de samba, a arte em forma de entrega, a vida em forma de canto”. Para ela, reconhecer Péricles como Cidadão Baiano é reconhecer a força da cultura, da ancestralidade e da arte como instrumentos de transformação social.
“Você canta com o coração de quem sabe de onde veio e entende que reconhecer as raízes é o primeiro passo para honrar a história”, assinalou Ivana, recordando que o cantor disse, certa vez, que “a Bahia é o ponto de partida para tudo o que a gente é hoje. Nada mais justo do que voltar ao começo e mostrar para os nossos, o nosso crescimento e progresso”.
Natural da cidade industrial de Santo André, no ABC paulista, tem dito que “política e cidadania têm o mesmo significado e a nossa história merece ser contada e merece ser reproduzida”. Na opinião de Ivana Bastos, são palavras que revelam a consciência de um artista que entende que cantar também é um ato político, e que fazer música é uma forma de construir cidadania. “Que este título seja um laço eterno entre você e esta terra. Parabéns, Péricles Aparecido Fonseca de Faria, por tudo o que representa para a música, para o Brasil e para a vida”, finalizou a chefe do Legislativo baiano.
Comentários: