ISSM aprova Política de Investimentos 2026 e reforça segurança dos recursos previdenciários em Camaçari

Documento define diretrizes para aplicação dos recursos previdenciários e reforça governança do RPPS municipal

Bahia
ISSM aprova Política de Investimentos 2026 e reforça segurança dos recursos previdenciários em Camaçari
Foto: Arquivo ISSM

A Política de Investimentos para o exercício de 2026 do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) foi aprovada pelo Conselho Administrativo e Previdenciário, durante reunião realizada na última terça-feira (27). O documento define as diretrizes que irão orientar a aplicação dos recursos previdenciários ao longo do próximo ano, com foco em segurança, transparência e sustentabilidade financeira do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A nova política está alinhada à Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 5.272/2025, aprovada em dezembro e com vigência a partir de 2 de fevereiro, que substitui a Resolução nº 4.963/2021. A normativa traz mudanças significativas nos critérios, limites e possibilidades de alocação dos recursos, exigindo uma atualização estratégica baseada em parâmetros técnicos e na realidade atuarial do regime próprio.

De acordo com Henrique Rocha, gestor de Recursos do ISSM e presidente do Comitê de Investimentos, a aprovação do documento reforça o compromisso do instituto com a boa governança.
“A aprovação desta política demonstra o compromisso do ISSM com uma gestão responsável e transparente. Estamos utilizando o Estudo de Asset Liability Management (ALM), que permite alinhar os investimentos ao perfil das obrigações do instituto, garantindo rentabilidade e segurança aos segurados”, destacou.

Diretrizes fortalecem governança e gestão responsável

Entre os principais pontos da Política de Investimentos 2026, estão a priorização de aplicações em instituições financeiras com alto nível de solidez, a análise criteriosa de investimentos estruturados e a adoção de critérios Environmental, Social and Governance (ESG) no processo decisório. Esses critérios avaliam o impacto ambiental, social e de governança das aplicações, fortalecendo a estratégia de diversificação com responsabilidade.

As diretrizes consolidam o ISSM como referência em boas práticas de gestão previdenciária, promovendo a mitigação de riscos, o cumprimento das exigências regulatórias e o monitoramento contínuo da aplicação dos recursos.

Além da atuação do Conselho Administrativo, o Conselho Fiscal do ISSM realiza acompanhamento e análise mensal do cumprimento das normas legais e das diretrizes estabelecidas, reforçando a segurança e a legalidade dos investimentos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.