Isaac vibra com Furdunço lotado: “Começamos com o pé direito”

Isaac vibra com Furdunço lotado: “Começamos com o pé direito”
Foto: Sou da Bahia

O Furdunço abriu oficialmente o pré-Carnaval de Salvador neste sábado (7), reunindo milhares de foliões no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). As apresentações começaram às 14h e seguem até a noite, com o BaianaSystem encerrando a programação a bordo do tradicional Navio Pirata, um dos momentos mais aguardados do evento.

A festa marca o início de 12 dias ininterruptos de celebrações na capital baiana, que só terminam na Quarta-Feira de Cinzas. A principal novidade do Furdunço em 2026 é a mudança de dia: tradicionalmente realizado aos domingos, o evento passa a acontecer aos sábados, abrindo oficialmente o calendário do pré-Carnaval.

Criado em 2014, o Furdunço se consolidou como a festa mais tradicional do pré-Carnaval de Salvador. O evento é marcado pelas apresentações gratuitas em estruturas menores de som, como microtrios e pranchões, que aproximam artistas e público, reforçando o caráter democrático e de rua da celebração.

Neste ano, a programação reúne 57 atrações, entre elas Daniela Mercury, Armandinho e Irmãos Macedo, Parangolé, Pagodart, Escandurras e Filhos de Jorge, além de grupos culturais que representam a diversidade musical da cidade.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, demonstrou otimismo com a abertura do pré-Carnaval. “Neste ano a gente tem 57 atrações e a expectativa é de um grande dia hoje, começando com o pé direito esse pré-Carnaval de Salvador. Acho que em 2026 tivemos um aumento significativo no público das festas populares, todas elas, sem exceção”, afirmou.

Segundo Edington, eventos como a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim já registraram públicos recordes. “E agora a gente está aí, com esse grande Carnaval que será realizado”, completou.

Entre as primeiras atrações a desfilar no Furdunço esteve o Grupo Corrupio, que completa 10 anos de trajetória e participa pelo terceiro ano consecutivo do evento. A cantora Mariana Caribé destacou a proposta do grupo de conectar gerações por meio da música. “É uma música que liga pais, filhos, netos, avós. Trabalhamos o cancioneiro infantil e também apresentamos ritmos brasileiros como maracatu, jongo, frevo e samba de roda”, explicou.

Presente desde a primeira edição, em 2014, o cantor Chico Gomes, à frente da banda Marana, exaltou o perfil mais acolhedor do evento. “Essa festa tem uma cara de Carnaval mais ameno, mais aconchegante, para a galera curtir na maior paz. Os artistas trazem um repertório mais eclético, conduzindo o público por vários ritmos”, afirmou.

A programação do pré-Carnaval continua neste domingo (8), com o Fuzuê, também no Circuito Orlando Tapajós, reunindo bandas acústicas, blocos de mascarados e manifestações culturais. Na sequência, acontecem a Melhor Segunda-Feira do Mundo, comandada por Xanddy Harmonia; o Pipoco, com Léo Santana, na terça-feira (10); e a festa Habeas Copos, na quarta-feira (11). A abertura oficial do Carnaval de Salvador ocorre na quinta-feira (12).

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.