Investir na atenção básica é a solução para a fila da regulação em Salvador, diz Tiago Fialho

Notícias Salvador
Investir na atenção básica é a solução para a fila da regulação em Salvador, diz Tiago Fialho
Foto: Divulgação

Ex-diretor médico da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), Tiago Fialho voltou a defender a candidatura à Prefeitura de Salvador do vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Segundo o médico, o emedebista, caso eleito, colaborará com o desenvolvimento do Sistema único de Saúde (SUS) na capital baiana.

Para Fialho, o caminho para melhorar o setor é a prestação do serviço para as pessoas será o investimento e elevado grau de gestão na atenção básica, chamada de porta de entrada do SUS.

“Salvador precisa investir na atenção básica. Digo investir não somente em novos equipamentos típicos de maquetes. É necessário investir em gestão municipal de saúde. Os números não mentem. Só ver em 2024 as taxas de mortalidade infantil da cidade do Salvador, que correspondem a praticamente o dobro de óbitos das nossas crianças quando comparamos com outras capitais como Curitiba e Porto Alegre”, disse o médico, que trouxe dados de que Salvador tem hoje uma cobertura em 70% de UBS/PSF, enquanto Teresina, no Piauí, mantém índices de 97%.

O médico ainda questionou se a falta de prioridade na atenção básica não reflete na fila da regulação. “Às vezes chego a me questionar, se essa ausência quase total de gestão na APS tem relação direta com a sobrecarga nas filhas de regulação, que cuidam da atenção médica especializada, atenção secundária e terciária de saúde. O usuário do SUS não pode ficar jamais nesse jogo que, ao meu ver, a atual gestão de saúde municipal vem fazendo”, criticou o emedebista.

Apesar de ter retirado a sua candidatura à Câmara Municipal, Tiago Fialho disse que segue se importando com a política da cidade e manifestou, mais uma vez, apoio à eleição de Geraldo Júnior, que, para ele, é o nome que pode solucionar o problema da saúde na capital, por estar alinhado com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), bem como com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Estarei à disposição de Geraldo para tudo que ele precisar. Ao longo desses últimos anos pude conhecer de perto, o grande amigo, o pai de família, o experiente homem público que ele representa. Além de ter coragem, pulso forte, para enfrentar tudo que precisar para levantar um sorriso do nosso povo”, argumentou Fialho.

“De imediato, por ser mais minha área, me coloquei a disposição para trazer um pouco da minha experiência enquanto médico da própria Atenção Primária, UBS do Saboeiro, onde trabalhei por um ano no início da minha carreira profissional. Comunidade essa que nasci e cresci até os meus 15 anos de vida. Então, além de estar presente em toda e qualquer caminhada, evento, reunião, acredito que posso continuar a contribuindo com a área da saúde, pela minhas duas formações: auditoria pela Deloitte Touche Tomatsu-SP e médica, em especial”, concluiu o médico.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.