Instituições convocam lista de espera do Sisu 2026; saiba como consultar
Os candidatos serão chamados de acordo com a ordem de classificação, a modalidade de concorrência e a disponibilidade de vagas.

A partir desta quarta-feira (11), as instituições de educação superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciam o processo de convocação da lista de espera. Os candidatos serão chamados de acordo com a ordem de classificação, a modalidade de concorrência e a disponibilidade de vagas.
Os estudantes que manifestaram interesse em participar na lista de espera devem conferir o resultado diretamente no site da universidade escolhida.
No processo seletivo de 2026 do Sisu, o Ministério da Educação (MEC) passou a considerar, para fins de inscrição, classificação e seleção dos candidatos, os resultados das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025.
Vagas
Em 2026, o Sisu oferta mais de 274 mil vagas para 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios. A edição é a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de educação superior de todo o país, ampliando o acesso à graduação pública e de qualidade.
O número de vagas de 2026 representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 13 mil vagas a mais ofertadas nesta edição.
As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas para ações afirmativas, e os institutos federais (IFs), 23,3 mil. As universidades estaduais disponibilizam 17,3 mil oportunidades em vagas de ações afirmativas, e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) oferecem 1,5 mil vagas.



Comentários: