Iniciativa Negra celebra 10 anos e avança em debate sobre política de drogas
O evento, proposto pela vereadora Marta Rodrigues (PT), reuniu ativistas, políticos, artistas e membros de movimentos sociais

A Câmara Municipal de Salvador celebrou, nesta quinta-feira (4), os 10 anos da Iniciativa Negra, uma organização pioneira no debate da política de drogas sob uma perspectiva racial no Brasil. O evento, proposto pela vereadora Marta Rodrigues (PT), reuniu ativistas, políticos, artistas e membros de movimentos sociais para marcar a trajetória da instituição e discutir os avanços e desafios da luta por justiça social.
A sessão especial destacou a atuação da Iniciativa Negra, fundada em 2015, na proposição de políticas públicas e na visibilidade do impacto desproporcional da atual política de drogas na população negra. Conforme Dudu Ribeiro, cofundador da organização, um dos principais legados foi a transição “do campo da denúncia” para o da “proposição de políticas públicas, das recomendações, para o debate político”.
A cofundadora Nathália Oliveira reforçou que a principal conquista da instituição foi a racialização do debate de política de drogas e direitos humanos no país. Ela ressaltou o crescimento e a maturidade da organização, que hoje gerencia mais de 15 projetos, incluindo pesquisas e a execução de políticas públicas, além de ter presença em conselhos nacionais.
O evento contou com intervenções artísticas, com a participação do coletivo Afrobapho e do ator Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum, e a presença de importantes nomes do cenário político e social, como o vereador Hamilton Assis, a deputada estadual Olívia Santana, e representantes de diversas entidades, como a Mães de Maio Nordeste, o Instituto da Mulher Negra Odara e o Quilombo Bananeira.
Comentários: