Inema garante licença de instalação para VLT no Comércio
Por Lula Bonfim
O Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) transferiu, nesta quinta-feira (10), a licença que já havia concedido à Metrogreen Skyrail para a instalação do VLT entre a localidade de São Joaquim e o bairro do Comércio, na Cidade Baixa. A liberação para a construção do modal nesse trajeto agora foi repassada à CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia).
Tal licença já existia, com base no projeto antigo do VLT de Salvador, que ligaria a Ilha de São João tanto ao Comércio quanto ao Acesso Norte. Com a rescisão do contrato com a Metrogreen Skyrail, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) tocou uma nova licitação, garantindo um outro trajeto para o modal: a partir da Estação da Calçada, chegando à Ilha de São João, a Águas Claras, ao bairro da Paz e a Piatã.
LEIA TAMBÉM: Jerônimo desapropria área de quase 400 mil m² para obra do VLT de Salvador
Com a ideia da gestão estadual de, no futuro, fazer o VLT de Salvador chegar também ao Centro Antigo e à Península de Itapagipe, o Inema decidiu pela transferência da licença concedida à Metrogreen Skyrail para a CTB, responsável pela licitação do novo projeto.
A transferência da licença de instalação é mais um passo dado pelo governo Jerônimo para ampliar o projeto do novo VLT de Salvador em direção ao Comércio. Estudos já foram contratados, com verbas federais, para a análise da viabilidade. Caso o projeto vá mesmo adiante, a empresa contratada para implantar a expansão do modal não precisará fazer um novo pedido de licença ao Inema.
Comentários: